Blog :: Xalingo

Veja como fazer a transição do berço pra cama

Seu bebê está crescendo e está na hora de deixar o berço para trás e ir para sua nova cama? Então confira como fazer essa transição sem segredo.

Antes de qualquer coisa, é necessário que entendamos que não há uma idade exata para que o bebê comece a dormir na cama, pois esse papo está muito ligado à segurança emocional do pequeno.

O primeiro quesito que deve-se considerar é a segurança. Assim que o bebê já fica em pé sozinho no berço, ou então quando escala as grades tentando sair, o berço pode estar deixando de ser um local adequado.

Outro fator é quando a própria criança é curiosa e interessada para experimentar a cama. Nesta hora, a mudança tende a ser mais tranquila, muitas vezes coincidindo com o momento em que ela está deixando de usar fralda.

“Por volta dos três anos a criança já participa bastante dos cuidados que recebe, quer se vestir, se alimentar, começa a usar o banheiro e imitar os adultos e seus hábitos”, afirma a psicóloga e psicanalista Christine Bruder, mãe de Paulo e Isabella, fundadora do Primetime Child Development, berçário bilíngue para crianças de zero a três anos. Não deixe de falar com seu filho sobre isso. Assim como outras mudanças na rotina da criança, deve ser conversada e explicada.

O desapego do berço pode ser mais difícil para algumas crianças. Segundo a especialista, para ajudar no processo, você pode explicar que essa mudança requer paciência, que ela se sentia confortável no berço porque dormia lá há muito tempo e estava acostumada, mas em mais alguns dias se sentirá muito bem na nova cama.

Para deixar o local mais aconchegante, os pais podem colocar um travesseiro ou mantinha que ficava no berço. No início da transição, é comum a criança se levantar bastante da cama nova e circular pela casa ou ir para o quarto dos pais.  Mas, após as primeiras semanas, a cama não será mais uma novidade e nem a liberdade de ir e vir pela casa.

Segurança do bebê

Parte importante da mudança é prestar atenção à nova cama. O recomendável é que ela seja baixa e possua uma proteção lateral com espaço pequeno entre as grades, para que não haja risco de prender a cabeça. Mesmo em quartos com grades e redes, evite colocar a cama perto de janelas. Fique atento para que todos os cômodos da casa que podem ser acessados (caso a criança se levante durante a noite) não apresentem riscos.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: https://paisefilhos.uol.com.br/crianca/veja-como-fazer-a-transicao-do-berco-para-a-cama-sem-segredo/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *