Blog :: Xalingo

Cuidados com as bebidas quentes próximas às crianças

Todos os anos, milhares de crianças necessitam de tratamentos hospitalares por conta de queimaduras causadas por alimentos e bebidas quentes.

Segundo as estatísticas do NHS (uma espécie de serviço de saúde da Inglaterra), 35 mil crianças e adolescentes com até 16 anos na Inglaterra e no País de Gales precisaram de atendimento especializado para queimaduras nos últimos cinco anos, e metade (17.052) sofreu ferimentos por bebidas quentes.

A preocupação é tanta, que o Royal College of Surgeons e a British Burns Association emitiram um alerta sobre os perigos das bebidas quentes. A orientação é manter esses alimentos longe das bordas das mesas e bancadas, onde podem ser alcançadas pelas crianças. E alertaram que bebidas como chás e cafés continuam oferecendo riscos, mesmo 15 minutos depois de serem preparadas.

Além disso, a água do banho também é responsável pelas lesões graves entre as crianças pequenas. “Aconselhamos deixar a água fria correr primeiro e sempre testar a temperatura da água com o cotovelo antes que uma criança entre no banho”, disse Katrina Phillips, diretora executiva do The Child Accident Prevention Trust.

Como consequências desse tipo de acidente, as crianças podem enfrentar anos de operações ‘cansativas’. “As lesões por queimaduras são comuns e potencialmente devastadoras. Tragicamente, eles ocorrem com muita frequência. Basta que uma criança pequena puxe uma chaleira ou bata em uma xícara de chá. Elas podem ficar com cicatrizes por toda a vida. Em crianças pequenas, o tecido cicatricial pode não crescer com elas, necessitando de anos de operações e terapia pela frente. O caminho para a recuperação também pode ser psicologicamente muito desafiador, especialmente se uma pessoa tem cicatrizes visíveis”, explica Andrew Williams, cirurgião plástico consultor do Hospital Chelsea e Westminster, especializado em queimaduras.

O que fazer em caso de acidente?

“Cada segundo conta quando se trata de uma nova queimadura, por isso é vital que os pais saibam sobre primeiros socorros básicos, especialmente a importância de colocar a pele queimada embaixo de uma água fria, por exemplo”, completou. “Nosso conselho é simples: coloque a pele escaldada ou queimada sob a água a uma temperatura de 15°C por 20 minutos, assim você poderá reduzir a profundidade de uma queimadura em até 25%. A outra informação importante é não colocar loções ou cremes em uma queimadura resfriada. Cubra-o em filme plástico e procure assistência médica urgente”, finalizou Fadi Issa, cirurgião plástico consultor da Unidade Regional de Queimaduras do Hospital Stoke Mandeville. 

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Seguranca/noticia/2019/10/alerta-crianca-sofre-queimaduras-graves-com-cafe-quente.html

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *