Esse é o problema muito comum às crianças, mas que tem solução. Hoje trazemos algumas dicas que te auxiliar a corrigir a situação. Confira!
1) Muita calma nessa hora
Encontrar um depósito de doces debaixo da cama do filho pode assustar, mas procure não demonstrar isso. A última coisa que você quer é que o seu filho passe a associar a comida ao sentimento de vergonha. E lembre-se: a comida nunca pode ser uma forma de punição.
Em vez disso, faça com que ele fique sabendo que você encontrou o esconderijo. Mostre também que quer conversar sobre isso para que ele não sinta que precisa esconder as comidas ou comer em segredo. Dê a chance para o seu filho para falar com honestidade, sem julgamentos ou interrupções, sobre o que ele fez.
2) Inclua os doces no cardápio
Algumas crianças roubam ou escondem alimentos que geralmente não fazem parte da rotina de refeições em casa. Ellyn Satter é especialista em alimentação e defende que alimentos como batatas fritas e doces sejam incluídos no cardápio semanal.
Uma técnica que pode funcionar é oferecer como sobremesa no jantar. Ela também dá a dica de incluir a comida favorita da criança em lanchinhos à tarde. Nessa hora, pode deixar a criança comer a vontade.
3) Reflita as suas atitudes
Alguns pais vivem controlando a quantidade de doces que a criança come todos os dias. Nós sabemos: a tentativa é a de criar hábitos alimentares saudáveis. Mas nem sempre as boas intenções prevalecem. Pesquisas já mostraram que proibir certos alimentos faz com que as crianças queriam comer ainda mais ou comam muito quando têm a oportunidade.
Você proíbe seu filho de comer, monitorando também a quantidade de comida? Você classifica alguns alimentos como “ruins” ou “não saudáveis”? Então seu filho pode estar vivendo num dilema entre te agradar e comer esses alimentos que ele tanto gosta.
E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.