Blog :: Xalingo

Será que sua risada foi forçada? Seu bebê já tem a resposta

Sabe aquelas situações que é necessário forçar a risada para não ficar um clima chato? Se o seu bebê estiver por perto, ele sabe que você não foi verdadeira.

 

É o que aponta um estudo, feito em conjunto pela Universidade de Nova York e Universidade de Los Angeles que tentou entender como os bebês reagem a risadas de amigos e a risadas de estranhos. Os resultados sugerem que a capacidade de detectar a natureza das relações sociais aparece cedo na infância, por conta de um sistema de “pistas vocais”.

 

O estudo publicado afirma que, bebês também possuem essa habilidade, que começa a ser desenvolvida já aos 5 meses de vida da criança.

 

A pesquisa, liderada por Athena e Gregory Bryan, examinou como os bebês de cinco meses processam esse ritual adulto. Para isso, avaliaram o tempo o qual as crianças ouvem os sons produzidos pelos risos e viram quais eles preferiam ouvir novamente.

 

Em um primeiro momento, os bebês eram colocados para ouvir áudios de uma pessoa conversando e rindo com conhecidos e um áudio, da mesma situação, mas com estranhos. Eles não podem diferenciar, nessa primeira fase, qual áudio é de quem, mas quando era liberados para escolher, escolhiam o áudio de amigos.

 

Na segunda e última fase, as crianças viram dois vídeos de dois atores interagindo entre eles. No primeiro, duas mulheres se olhavam e sorriam como se fossem amigas, no segundo, elas se encaravam e ficavam de costas. Os dois vídeos foram pausados em um mesmo instante: com as atrizes olhando para as crianças e com expressões neutras. Eles, então, voltaram ao ouvir os áudios.

 

Os pesquisadores, previram que se as crianças reconhecessem o contexto social apropriado para cada tipo de riso, elas demorariam mais a entender, ou seja ficariam mais tempo olhando, para as atrizes que não combinariam com o áudio ouvido.

 

Aconteceu como o previsto: “Os bebês perdiam mais tempo quando a interação social era incongruente com o tipo de “coleguismo” do áudio”.

 

Os autores então concluíram: “A capacidade de avaliar rapidamente os recursos acústicos em atividades sociais, que revelam as relações sociais entre os indivíduos aparece no início da infância humana e pode ser o produto de um sistema de detecção de afiliação adaptável que usa pistas vocais.”

 

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

 

Fonte: https://paisefilhos.uol.com.br/bebe/estudo-comprova-que-aos-5-meses-seu-bebe-ja-sabe-a-diferenca-entre-risada-forcada-e-verdadeira/

 

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *