Blog :: Xalingo

4 dicas de lanches saudáveis na volta às aulas das crianças

As aulas estão voltando e todo pai e mãe devem ter cuidado com a alimentação dos pequenos. Muitas vezes, lanches saudáveis podem não agradar as crianças. Mas com estas dicas, o paladar delas pode mudar.

 

Nessa etapa de escolhas de alimentos é importante que os pais sejam o exemplo. “Não adianta oferecer frutas e verduras se elas não fazem parte do cardápio da família. A criança aprende pelo o que vê”, explica a nutricionista Luna Azevedo, sócia-fundadora da Clínica Nutrindo Ideais, que incentiva a educação alimentar em casa.

 

Os estímulos vêm também da maneira como as refeições são consumidas. Os sucos naturais, por exemplo, são boas opções, mas oferecer as frutas como snacks estimula a mastigação na primeira infância. Neste processo, incluir os pequenos no preparo das refeições é uma boa estratégia também. “Ensine-os a cozinhar, preparar receitas simples e provar diferentes sabores enquanto se divertem na cozinha”, sugere a nutricionista Karin Paciulo.

 

Outra dica é pensar no lanche oferecido a partir do horário de estudos da criança. “No período da manhã, invista em sucos, frutas e em sanduíches recheados com pasta, como a de grão-de-bico”, indica Luna. Já para a tarde, as opções salgadas e iogurtes têm mais apelo. E não tenha medo de aproveitar as sobras do jantar, “ovos de codorna e salpicão podem ser adaptados à lancheira”, completa a profissional.

 

O que colocar na lancheira?

 Para ajudar nas decisões diárias do que colocar na lancheira, Karin, lista quatro dicas simples que fazem a diferença. Confira:

 

1) Lancheira

 

Para uma lancheira completa, coloque uma fonte de carboidrato (mandioca, barrinha de cereal, pão caseiro, frutas), de proteína (queijos, carnes e ovos) e outra de micronutrientes presentes nas verduras, legumes e frutas.

 

2) Otimize seu tempo

 

Prepare os alimentos com antecedência e congele-os. Segundo a nutricionista a maioria deles é possível resfriar ou congelar sem perder seus nutrientes essenciais.

 

3) Invista em receitas práticas e criativas

 

É possível, por exemplo, fazer versões mais saudáveis dos salgadinhos de festa!

 

4) Ricos em nutrientes

Selecione opções coringas que são ricas em nutrientes, como as pastas para recheios que são fáceis de fazer e ricas em vitaminas e minerais. Elas podem compor a lancheira acompanhadas de pães caseiros de beterraba ou mandioca, por exemplo.

 

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

 

Fonte: https://revistacasaejardim.globo.com/Casa-e-Comida/noticia/2019/01/volta-aulas-opcoes-saudaveis-para-lancheira-das-criancas.html

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *