Que mãe ou pai não se orgulha de um filho gentil, não é mesmo? Esta virtude não é exclusiva e pode ser ensinada e passada adiante.
Confira estas 7 dicas básicas para que seu filho seja gentil, através de comportamentos e atitudes:
1) Seja gentil
É aquela velha história: para ensinar que alguém seja gentil, é necessário que você seja também. Seja gentil consigo, com os outros e, claro, com seu filho. Nossos filhos nos observam e percebem o respeito e a delicadeza dos nossos gestos. E nos imitam assim, aprendendo a expressar-se também desta forma.
2) Perdoe e peça perdão
Reconhecer os erros, pedir perdão e trabalhar para que os erros não se repitam é uma forma de mostrar que todos podemos buscar a gentileza e transformar ações. É uma gentileza consigo mesmo, para poder fazer melhor sempre.
3) Reforce o positivo
Valorize e alimente atitudes positivas do seu filho, de modo a fazê-las crescer e fluírem cada vez mais. Gentileza gera gentileza.
4) Contemple a natureza
Desfrute de momentos de pausa e silêncio, apenas observando a natureza e a vida. Nesses momentos de contemplação admiramos-nos com a beleza, simplicidade, diversidade das coisas.
Tornamo-nos um com a vida e aprendemos a ter empatia. Vamos observando que tudo está conectado e quando se afeta um elemento, o todo é afetado também.
Daí florescem atitudes gentis, pois essa gentileza retorna a nós e reverbera nos outros.
5) Conte histórias
A arte, as histórias, também são formas de conhecimento e apropriação do mundo.
De forma simples e lúdica, muitas situações e personalidades podem ser exploradas e conflitos solucionados, de forma que nosso filhos ganham um repertório para agirem com consciência e gentileza em seus relacionamentos e na resolução de conflitos.
6) Olhe nos olhos
Transmita confiança e respeito ao seu filho. Olhe em seus olhos e ajude-o a entender e nomear o que sente e observar as reações das emoções em seu corpo.
Conforme ele compreende a si mesmo, apoiado por seu olhar encorajador, aprenderá a ser gentil e empático diante das emoções de outros.
7) Seja paciente
Virtudes são frutos de ações e correções repetidas, muitas e muitas vezes. Repita sempre que possível sua postura de forma coerente diante de comportamentos mais exigentes, reforçando aquilo que quer alimentar.
A inteligência emocional dos pais é indispensável para que isso seja atingido. Virtudes não se perpetuam de uma hora para outra. Há uma fase dos filhos em que eles, aparentemente, negam tudo o que ensinamos.
Mas, lembre-se de que Educação é um processo de longo prazo. Você está, antes de tudo, criando um ser humano.
E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg
Fonte: https://blog.estantemagica.com.br/dia-da-gentileza-criar-filho-gentil/