Você sabia que pode fazer diferença em qual tipo de panela você cozinha a comida do seu filho? Alguns materiais podem trazer benefícios para a saúde da criança, outros, no entanto, podem ser muito prejudiciais.
Confira alguns tipos de panela disponíveis no mercado e escolha a melhor opção para a sua família.
Panela de ferro – São ótimas para prevenir e também tratar doenças como a anemia. O ferro em sua composição é liberado aos poucos, sendo assim, são muito indicadas para aquelas pessoas que possuem certa carência desse mineral. Sua única restrição é que não seja usada para fazer frituras, pois pode favorecer a deterioração do óleo. A lavagem de uma panela de ferro deve ser feita de forma simples, com esponja macia e detergente neutro, para que, ao esfregá-la, não se produza ferrugem, o que será prejudicial à saúde.
Panela de vidro – Não libera nenhuma substância química e serve para cozinhar todo e qualquer tipo de alimentos, embora seja bastante indicada para preparar ensopados. O empecilho é que este tipo de panela é muito frágil e menos prática.
Panela de inox – Esse tipo de panela pode liberar substâncias como o níquel, ferro e cobre. Como o níquel é prejudicial à saúde, muitos não a consideram 100% segura. Se alguém da família tiver alergia ao níquel o melhor é não utilizá-la.
Panela de alumínio – Muitos são contra a utilização desta panela, portanto é muito importante saber que uma panela de alumínio não deve ser usada para a preparação de alimentos ácidos, como molho de tomate, por exemplo. Outra dica é jamais arear uma panela dessas, assim você evita a liberação de alumínio, um metal superpesado. O ideal é lavá-la com esponja dura e com detergente neutro ou sabão de coco.
Panela esmaltada (ágata) – Excelente opção por não trazer nenhum prejuízo à saúde. Porém, se sua panela esmaltada começar a descascar pode ser a hora de trocá-la. Quando ocorre este desgaste, a garantia de segurança já está comprometida.
Panela de teflon (T-fal) – Muito delicada, uma vez que qualquer utensílio que possa arranhá-la, automaticamente liberará óxido de cromo, que, segundo os especialistas, pode lesar o fígado e o pulmão. Portanto, cuide bem de sua panela de teflon! E ao utilizá-la lembre de sempre de untá-la antes com óleo e deixar aquecer uns dois minutos.
Panela de barro – É, sem dúvida, a mais indicada para o preparo de peixes. Mas, a panela de barro vitrificado, quando aquecida, pode liberar substâncias tóxicas como o silicato e o chumbo. A de barro cru, por outro lado, pode quebrar com mais facilidade e, por ser porosa, também pode tornar-se alvo de bactérias. Então, é imprescindível que essa panela seja bem administrada, tomando alguns cuidados como deixá-la no sol secando, sempre que possível.
Panela de cobre – Só utilize se for revestida de estanho ou aço inox. Caso contrário, o cobre puro, quando aquecido em altas temperaturas, pode ser prejudicial à sua saúde.