É importante para o desenvolvimento da criança que ela tenha atividades variadas, além de frequentar a escola todos os dias. Alguns pais optam por atividades esportivas como futebol, judô ou ballet, mas existe uma que pode contribuir para as notas do seu filhote. Isso mesmo, é o xadrez.
As crianças acabam torcendo o nariz quando ouvem falar no jogo por acha-lo difícil e chato. Na verdade o xadrez precisa ser visto como se fosse uma guerra a ser vencida. Cada um dos jogadores tem à disposição um exército, simbolizado nas pecinhas do tabuleiro. O objetivo é usar seus “guerreiros” para “matar” o rei adversário.
Para jogar é preciso usar muito o raciocínio lógico e ainda conhecer técnicas de estratégia. Sem contar que cada peça possui um movimento único, que precisa ser conhecido pelos jogadores.
Pesquisas mostram que a prática desenvolve o raciocínio matemático e o pensamento crítico, além de melhorar a imaginação, criatividade e comunicação. Para crianças, é um bom apoio ao desenvolvimento na escola. A intimidade com o jogo reflete no boletim dos pequenos, que acabam utilizando os benefícios do jogo nas notas escolares.
Atualmente, o Brasil ocupa a 35ª posição no ranking da Federação Internacional de Xadrez, atrás dos vizinhos Argentina e Peru, por exemplo.