No próximo domingo, dia 07, é feriado no Brasil. A data, que deve passar meio batida já que cairá em um final de semana, é de extrema importância para a história do nosso País. Foi neste dia, às margens do Ipiranga que Dom Pedro II proclamou a independência do Brasil, que deixava de ser parte de Portugal.
De lá pra cá, se passaram mais de 190 anos e o Brasil sofreu muitas transformações que marcaram a sua recente história. Mas o que podemos ensinar aos nossos filhos sobre esta data, ainda mais em um ano com eleições e com tantas críticas ao governo atual?
O dia 07 de setembro é um momento de reflexão e de mostrar civilidade à Pátria, mas de também de lembrar a importância de ser um cidadão nos dias de hoje, ser ético, comprometido, responsável e capaz de buscar soluções para os problemas que enfrentamos, seja em casa ou no País.
Vamos falar um pouco de cidadania e como podemos transmitir este valor tão importante para os nossos filhos. A criança se influencia muito pelo que vê em casa, por isso o seu exemplo é fundamental para a criança. Se quiser criar uma criança socialmente boa, que respeita os outros, talvez você precise mudar alguns hábitos.
Debata com o seu filho assuntos importantes como sustentabilidade, meio ambiente, a preocupação com o próximo e descubra formas de ensiná-lo a criar o hábito de praticar pequenas ações desde pequeno. A escola também tem papel importante na formação cidadã da criança. Converse com ele sobre fatos que acontecem na sala de aula, levante discussões e debata assuntos ensinados nas aulas de história (alguns você inclusive viveu e pode contar para ele como os Ataques de 11 de Setembro, as Diretas Já, etc).
Seis dicas práticas para você ensinar cidadania ao seu filho:
– Adote um animalzinho carente. Isso ensina a criança desde cedo a ter mais compaixão e a cuidar do próximo
– Dê o exemplo primeiro. Não adianta xingar as pessoas no trânsito e depois exigir que o seu filho não xingue o amiguinho
– Ensine o seu filho a cuidar das coisas – guardar os brinquedos, arrumar a casa no fim do dia, não jogar coisas boas fora
– Leve a criança com você quando for ajudar uma ONG ou doar os brinquedos delas para crianças carentes
– Recicle o lixo, não gaste muita água, não deixe luzes acesas à toa – tudo isso acaba virando hábitos socialmente saudáveis para seu filho
– Seja gentil sempre que possível: dê lugar aos mais velhos na fila, ajude alguém que esteja perdido na rua, não maltrate garçons ou atendentes (ainda que algo tenha saído errado)