As redes sociais e os blogs tem trazido a moda para cada vez mais perto do dia-a-dia do grande público. Os looks diários, as promoções e as novidades de cada estação chegam até nós com mais facilidade e frequência. E, com as crianças, não tem sido muito diferente. Existem muitas páginas já dedicadas à moda infantil, que se inspira diretamente na moda adulta, e as crianças, por sua vez, estão participando das redes sociais e acessando a Internet cada vez mais cedo.
Um dos resultados dessas mudanças são crianças ainda mais interessadas em escolher suas roupas, surpreendendo pais e familiares cada vez mais cedo.Em geral, as crianças começam a escolher suas roupas em torno dos 4 anos de idade. E para os pais, sobra a tarefa de conciliar a temperatura externa com uma criança decidida a vestir aquilo que escolheu.
É importante que os pais não deixem de estimular esse interesse, pois assim incentivam a independência dos filhos. Mas os desafios começam a aparecer quando a criança decide usar sandálias em pleno inverno ou a mesma roupa todos os dias. Além disso, é preciso estar atento se ela não está dando atenção demais às roupas e ao espelho.
Entre as sugestões para lidar com os casos, está a organização de uma gaveta (ou parte do armário) para cada estação do ano. Isso vai fazer com que ele/ela tenha que decidir somente entre as peças disponíveis e selecionadas por um adulto. E para a criança que cisma em vestir a mesma camiseta todos os dias, a boa e velha conversa e compreensão. Porém, os pais precisam levar em conta que, acima da teimosia, está a identificação que a criança faz da peça com algo ou alguém que ela goste, como a pessoa que a presenteou ou mesmo um super-herói.