Todos sabemos que devemos tomar pelo menos dois litros de água por dia. Mas e as crianças, você sabe o quanto devem beber?
De acordo com o site Alimento e Saúde Infantil, dedicado à nutrição infantil, bebês amamentados ao seio desde o nascimento não necessitam de água (tampouco chás ou sucos) para saciar a sede, já que 88% do leite materno é composto de água. Essa água é o suficiente para satisfazer a necessidade de água do bebê, e ainda fornece uma margem considerável de segurança. Além disso, ingerir outros líquidos que não o leite pode influenciar no apetite dos pequenos.
Já os bebês que são alimentados com leite de vaca ou outras fórmulas necessitam de hidratação. O mesmo vale para bebês que já passaram dos seis meses e começaram a ingerir outros alimentos.
A quantidade de água a ser ingerida depende da temperatura, da umidade, do peso e do nível de atividade do bebê, mas a necessidade média diária de líquidos varia em torno de 80 a 100 ml/kg na primeira semana de vida e 140 a 160 ml/kg entre o 3º e o 6º mês.
Para crianças maiores, o ideal é em torno de 50 a 60 ml por cada kilo da criança. E, embora sucos e chás contenham bastante água, o ideal é optar sempre pela água pura.
Fonte: Alimentação e Saúde Infantil