Logo chegaremos ao verão, época em que aqueles cuidados com a pele que temos o ano todo – tanto conosco quanto com os pequenos – precisa ser reforçado. Mais calor, maior exposição ao sol… Nossa pele merece um carinho a mais, certo? Afinal, ela é o revestimento do corpo mas tem funções internas.
Além do uso do protetor solar diariamente (e sem esquecer de repassar quando vamos a piscina, a praia ou suamos demais), é preciso cuidar a alimentação. Com isso, a pele fica mais bonita, bem hidratada, macia e livre de doenças.
Os alimentos fotoprotetores e antioxidantes ajudam a fortalecer os sistemas de defesa das células, principalmente a defesa contra os radicais livres gerados pelo sol.
Veja as dicas de alimentos fotoprotetores elaborada pela nutricionista Andrea Bauduco para o blog Vida Materna:
Amêndoas: ricas em vitamina E, é um bloqueador potente da luz solar.
Cenouras e goiabas: o betacaroteno impede os danos dos radicais livres da exposição solar.
Cacau: possui flavonóides, antioxidantes que melhoram a aparência da pele áspera e protegem contra os danos do sol.
Semente de linhaça: tem ácidos graxos ômega-3, que melhoram a aparência das manchas de pele e ajudam a minimizar as linhas de expressão.
Tomate: aquecido, libera o antioxidante licopeno, que ajuda na eliminação dos radicais livres, e previne o envelhecimento da pele causado pelos raios ultravioleta.
Castanha do Pará: ajuda a preservar a elastina, que mantém a pele lisa e firme. Protege contra os efeitos maléficos do sol: reduz os níveis de radicais livres e previne o envelhecimento.
Azeite de oliva: combinado com molho de tomate, ginseng, uvas, soja, romã, erva mate, óleo de semente de abóbora, sementes de melancia e de melão, contribui com a beleza da pele.
Andrea também lista alguns alimentos antioxidantes:
Frutas cítricas: são fontes de vitamina C que atuam no retardo do envelhecimento precoce.
Suco de uva integral: fonte de resveratrol, antioxidante presente na casca da uva. Atua “varrendo” os radicais livres, inibe a oxidação das gorduras e a agregação plaquetária.
Óleo de coco: rico em vitamina E, atua na diminuição do envelhecimento das células e na proteção das doenças crônicas não transmissíveis, como câncer e doenças cardiovasculares.
Cúrcuma: também chamada de açafrão, é fonte de curcumina, que protege contra doenças cardiovasculares e contra iniciação e desenvolvimento de tumores.