No próximo dia 30, a Xalingo completa 65 anos. 65 anos de muitas brincadeiras, muita alegria e muita história para contar!
Essa história começou em 1947, quando os irmãos Xavier e Lindolfo Braunger, juntamente com Erna e Rolf Loewenhaupt e Léo Kreether, fundaram a Xavier e Braunger e Cia Ltda, uma pequena fábrica de artefatos de madeira. Em 1959, o Ingo Ebert passou a fazer parte da empresa, o que gerou em 1961 a mudança da razão social para Xalingo S/A Indústria e Comércio – nome originado a partir dos prenomes dos três sócios, uma homenagem aos fundadores: XAvier, LINdolfo e InGO.
Inicialmente a empresa dedicava-se apenas à manufatura de madeira. Com o passar dos anos, o negócio foi crescendo e a linha de produtos em madeira ampliada até que, em 1967, a empresa passou a trabalhar também com transformação em plástico, iniciando com a produção de esquadros.
Atualmente, a linha de produtos produzida pela Xalingo é super ampla! Os mais de 631 itens estão divididos entre triciclos, rodados, elétricos, playground, jogos e brinquedos, crescer sorrindo, xadrez, educativos, licenciados, material escolar e esporte e lazer.
O resultado deste trabalho hoje está espalhado por quase todo o Brasil e também no exterior, já que a empresa comercializa sua linha de playground, triciclos, brinquedos e jogos para a América Latina, África, Europa e Oriente Médio. Embora grande parte de seus produtos seja manufaturada aqui, a empresa também importa uma linha de brinquedos diferenciados.
Em meio à essa história, foi lançado o primeiro brinquedo da empresa, o Brincando de Engenheiro. O brinquedo, fabricado em madeira, é composto de pecinhas de madeira utilizadas para constuir casinhas e prédios e até hoje é um clássico adorado por crianças e até mesmo adultos.
E você? Qual foi o seu primeiro – ou preferido – brinquedo Xalingo? Quais lembranças eles trazem? Você ensinou os seus filhos a brincarem com ele? Que lembranças tem ao vê-los se divertindo? Conte pra gente a sua história!
Estamos buscando depoimentos que darão origem à serie de posts “Com muita história para contar”. Afinal, brincadeiras de criança deixam historias que marcam a nossa vida!
QUE SAUDADE DA MINHA INFÂNCIA, TEMPO BOM QUE NÃO VOLTA MAIS, GOSTAVA DE BRINCAR DE PEGA-PEGA PORQUE DAVA UMA SENSAÇÃO DE LIBERDADE, O VENTO CORRENDO NO ROSTO, COM A CERTEZA DE QUE AQUELE MOMENTO ERA ÚNICO E QUE HOJE VIVE NA MEMÓRIA DA ETERNA CRIANÇA QUE TODOS TEMOS DENTRO DE NÓS.
A ANOS ATRAS, GANHEI DE UM AMIGO UM GRANDE PRESENTE, UMA CAIXA DE MADEIRA COM PEÇAS DE XADREZ, E HOJE TIVE A OPORTUNIDADE DE JOGAR COM MEU FILHO DE 4 ANOS. E AO TERMINO DA BRINCADEIRA TIVE A SURPRESA DE PODER REPARA NO VERSO DA CAIXA OS DADOS DO FABRICANTE, E NOTEI QUE TINHA OS DADOS DE CGC DA EMPRESA E AO BUSCAR INFORMAÇÃO FIQUEI SURPRESO QUE A EMPRESA SEJA AINDA TAO SOLIDA NO MERCADO E COM UMA BELA HISTORIO ATE AQUI. PARABÉNS!
CASO AINDA SEJA POSSÍVEL GOSTARIA DE OBTER A MESA DE XADREZ CONFORME NA FOTO ACIMA PARA COMPLETA MEU XADREZ, E SE POSSÍVEL GOSTARIA DE TER MAIS INFORMAÇÃO DE QUE ANO FOI FABRICADO. TEM O CÓDIGO DE (REF. 6002)GRAVADO NA CAIXA.
Boa Tarde,
A uns 6 anos atras ganhei do meu tio um jogo de xadrez (fabricado por vocês), que por sua vez ganhou do meu avô, se eu passar a referencia vocês podem me informar a data que esse jogo foi produzido ? apenas por curiosidade histórica mesmo, a referencia inscrita no tabuleiro é Ref 5.641
há também outras inscrições no tabuleiro como
XALINGO S.A. IND. COM.
STQ. CRUZ DO SUL – RS CAIXA POSTAL 183
CGC 95.425.534/001
Desde ja agradeço a atenção.
Att,
Filipe Souza
Em 1981, quando estava na 1ª série do primário, a professora premiou os melhores alunos da sala com brinquedos. Eu ganhei um pega varetas da Xalingo e brinquei muitos anos com ele. O jogo esteve presente em boa parte da minha infância e continua comigo até hoje, pois fiz questão de guardá-lo. Saudades daquele tempo…
Olá Luiz Paulo. Que bacana! Ficamos muito contentes em saber que fizemos – e talvez ainda façamos – uma parte feliz da sua história. Obrigado por compartilhar seu relato com a gente. Um abraço!
Nos idos anos de 1962/63 eu iniciava meus estudos no colégio Sagrado Coração de Jesus,atualmente chama-se escola Dom Alberto,lembro que nossa turma e as professoras fomos visitar a Xalingo que era localizada na rua Ernesto Alves, e a Xalingo nos presenteou com brinquedos,lembro bem do meu querido brinquedo,eram cubos de madeira cada um com uma cor diferente e vinham dentro de uma caixa amarela,eu amava aqueles cubos coloridos na sua caixa de madeira amarela,por muitos anos guardei com o maior carinho aquele presente,infelizmente não o tenho mais,mas tá guardado na memória para sempre.Há muitos anos que não moro mais em Santa Cruz do Sul,mas sempre que vou visitar os parentes e ao passar pelo antigo local onde outrora se localizava a Xalingo me lembro de nossa visita e de meu querido e adorável presente,obrigada Xalingo pelos momentos de alegria proporcionados pelos meus queridos cubos de madeira coloridos em sua caixa amarela,boa tarde!
Olá Eva. Que bacana! Muito obrigado por compartilhar com a gente o seu relato. É muito gratificante para a Xalingo completar 70 anos, recebendo esse carinho e saber que fazemos parte de momentos felizes da sua e de tantas outras histórias de infância. Um abraço!
Gostaria de saber se o brinquedo “brincando de engenheiro”, foi inspirado na Ponte Vecchio de Florença? Porque é muito parecido a ideia. Eu adoro este brinquedo, fez parte da minha infância. Quando vi a Ponte, a primeira coisa que veio a minha mente foi o brinquedo. Obrigada.
Grande abraço.
Olá, Marcia! Como vai? Ficamos muito felizes do seu interesse nesse brinquedo, que é um clássico da Xalingo Brinquedos. Infelizmente não temos a informação sobre a inspiração do jogo, mas é uma boa sugestão a sua.
HOJE TENHO UMA CAMIONETE RURAL IDÊNTICA À ESSA DA FOTO PRETA E BRANCA…SIMPLESMENTE MARAVILHOSA. BRINQUEDOS XALINGO ESTA DE PARABÉNS.
Procuro para compra jogo de Xadrez de madeira antigo da Xalingo Ref. 6007
Dados para contato:
nando_juliao@yahoo.com.br
Obrigado.
Olá, Fernando! Entramos em contato com você 😉 Tenha uma boa semana!
Lembro qua na minha infância começo dos anos 90 eu adorava ir na casa da minha tia e brincar com os brinquedos do meu primo e entre eles tinha o Brincando de engenheiro, e ontem tive a oportunidade de presentear minha filha com um, fiquei feliz por ele ainda estar nas prateleiras das lojas, ela amou e assim como eu passou horas brincando. Parabéns Xalingo por sua história.
Olá, Diego! Como é bom ler comentários como o seu e saber que o brinquedo tem feito parte da história de tantas gerações diferentes. Muito obrigado pelas palavras! E como também adoramos este brinquedo, logo, logo surgirão novidades sobre ele. Nos acompanhe para ficar por dentro!