Ser pai ou mãe é mais do que prover comida, uma casa digna, lazer e educação para as crianças. É preciso participar, comprometer-se também com a vida escolar dos pequenos. Há pais que consideram fazer a sua parte em casa e delegam a educação formal (a dos bancos escolares) somente à escola. E por isso, se esquecem de compromissos básicos, como conferir o tema, dar uma olhada diária na agenda das crianças e até de buscar os pequenos na escola.
A psicopedagoga e educadora especial Vera Maria Saccol afirmou, em entrevista ao blog Meu Filho, que esta falta de comprometimento dos pais gera crianças – que logo serão adultos – descomprometidos, distraídos e até com trauma de abandono. E ela diz mais:
“O futuro delas é dentro dos consultórios. Tratamos as crianças e, principalmente os pais, tentando torná-los mais comprometidos. Essa criança tem problemas de autoestima e se torna um adolescente inseguro. Os pais precisam ler a agenda, conferir o que os filhos fizeram no dia e precisam estar mais presentes: buscá-los na hora certa no colégio, por exemplo. A criança que vê todos os coleguinhas indo embora com os pais e só ela ali, sozinha, tem uma sensação enorme de abandono. É uma agressão que os pais não fazem ideia da repercussão que tem.”
A profissional ainda destaca que os pais não podem simplesmente transferir responsabilidades para a escola e para os profissionais da educação, pois muitas vezes o problema a ser resolvido está dentro de casa.
Agora, dê uma olhada nas questões abaixo e as responda, com sinceridade:
( ) Você lê regularmente a agenda escolar do filho e não esquece de enviar presentes de aniversário ou os materiais extras .
( ) Você sempre chega na hora para buscar seu filho na escola.
( ) Você nunca esqueceu o filho na escola.
( ) Faz seu filho ir sempre à escola com uniforme exigido.
( ) Ajuda nos temas e se interessa pelo dia na escola.
Marcou todas as alternativas acima? Nossa, parabéns! Você está totalmente integrado à vida escolar de seus filhos!