Uma boa saúde oral é resultado de cuidados com os dentes, antes mesmo de o primeiro deles nascer. Alguns medicamentos se ingeridos por grávidas, lactantes ou bebês, podem causar descoloração ou alteração no formato dos dentes. Essa é a mais uma razão para que remédios não sejam ingeridos sem recomendações médicas.
Na infância, o principal problema nos dentes são as cáries. Elas são provocadas pela exposição freqüente e demorada a soluções que contêm açucares e seus derivados. A escovação dentária deve acontecer após o nascimento do primeiro dentinho e deve ocorrer ao menos duas vezes por dia, uma sendo antes de dormir.
Educação sobre higiene oral compreende auxiliar a criança pequena na escovação dos dentes, ensinar a forma correta de fazer isso e supervisioná-la quando ela puder fazer sozinha, além de limitar os lanches entre as refeições (especialmente alimentos e bebidas que contêm açúcares) e visitar o dentista regulamente.
Esse atendimento médico serve para controlar o crescimento e desenvolvimento dentário, evidenciar a importância da escovação, do uso do fio dental e do flúor e também ajuda os pais a lidarem com os hábitos orais da criança. Incentivar os pequenos a visitarem regulamente o dentista, aumenta a possibilidade de que na vida adulta eles mantenham esse hábito. Essa atitude reduz a necessidade de tratamentos mais invasivos e potencialmente geradores de medo e ansiedade.
Escovar os dentes corretamente inclui os movimentos corretos com a escova, a limpeza da língua, o uso do fio dental, do flúor e do anticéptico bucal. Papais atentos à higiene e aos cuidados bucais no inicio da vida da criança contribuem para a saúde oral que ela terá também na vida adulta.
Muito bacana este post! Fico surpresa ainda quando vejo a quantidade de açúcar que os pequenos ingerem ainda tão cedo…e o pior é que muitas mães acreditam que a escovação só deva começar quando os dentinhos estiverem completos. Bem legal vcs alertarem sobre este assunto.