Quando falamos em obesidade infantil, há dois caminhos que devem ser investigados. Há os casos de crianças que comem demais pela gula, e há aquelas que sofrem com a compulsão alimentar. Ambos são problemas que devem ser resolvidos, mas de diferentes maneiras.
Se o problema for a gula, realizar algumas mudanças no cotidiano da família pode reduzir esse problema. Uma forma de fazer isso é criar uma rotina alimentar, evitando que os pequenos comam a todo momento. Além disso, invista em uma alimentação saudável, com menos embalagem e mais alimentos para descascar.
Já quando você nota que a criança come para descontar tensões e frustrações emocionais, há a possibilidade de ela sofrer com a compulsão alimentar. Nessa condição, quando está nervosa, estressada e triste, ela tende a exagerar na quantidade de comida, abusando principalmente de doces.
Nesse caso, quando há sinais de compulsão alimentar, é preciso que a criança e a família tenham um acompanhamento multidisciplinar, com o apoio de psicólogos e nutricionistas.
Dicas para evitar o desenvolvimento de distúrbios alimentares nas crianças
Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, (IBGE), uma em cada três crianças está acima do peso no Brasil. Com a chegada da pandemia e os sentimentos de ansiedade resultado do confinamento, essa situação se agravou.
Para evitar o desenvolvimento desses problemas, os adultos podem envolver mais as crianças em suas rotinas, através de diversas atividades. Confira quatro dicas:
- Os pais precisam envolver os pequenos em atividades que tirem eles da frente da TV e dos eletrônicos, diminuindo o tempo ócio. Que tal convidá-los para ajudar a preparar um bolo ou arrumar o quarto?
- Estimule a criança a gastar energia, através de brincadeiras livres, como pular amarelinha, jogar bola, dançar ou tocar um instrumento. Assim, os pequenos usam a energia para manter o corpo e a mente saudáveis.
- Ao invés de preparar o prato dos pequenos, com uma quantidade de comida, muitas vezes desproporcional, você pode convidar o seu pequeno a preparar o próprio prato de forma autônoma.
- Evite deixá-los comer na frente da TV ou do tablet. Nessas situações as crianças não percebem quando estão, de fato, satisfeitas, mastigando de forma mecânica, concentradas apenas nas telas.
Fonte: https://fofuuu.com/blog/sinais-compulsao-obesidade-infantil/
Gostou do conteúdo? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.