Blog :: Xalingo

Como falar com as crianças sobre diversidade?

É importante ensinar as crianças desde cedo sobre o respeito às diferenças, afinal, vivemos em um país diverso, com diferentes tons de pele, características físicas, orientação sexual, e tudo isso deve ser entendido como traços naturais.

As perguntas que as crianças têm quando algum destes traços diferentes chama atenção é apenas curiosidade. Mas os pais e responsáveis têm a missão de responder de forma com que a curiosidade não se torne preconceito.

Aprenda a lidar com este tema importante

Antes de ensinar, é preciso analisar a si mesmo e como você entende esses assuntos, seus possíveis preconceitos ou termos que usa para falar sobre estes temas importantes.

É fundamental que a criança viva em um ambiente onde a diversidade é abordada de forma natural, sem o uso de palavras agressivas, pejorativas, piadas ou julgamentos sobre qualquer característica diferente da que estão acostumados no dia a dia.

Uma boa dica é explicar a diversidade, presente em todos os lugares, usando palavras, livros, desenhos animados ou simplesmente um passeio pela cidade, sempre enfatizando que existem maneiras diferentes de ser, fazer e compreender situações diárias, que ser diferente é normal e não torna ninguém melhor ou pior.

Mais representatividade no cotidiano

É importante que os pequenos tenham a representatividade em seu cotidiano para entender a pluralidade do nosso mundo, como:

– Dar brinquedos com características físicas diversas (tom de pele, corpos e culturas)

– Buscar ambientes onde a criança possa conviver e brincar com crianças diferentes dela

– Apresentar desenhos animados e livros que mostrem personagens representando outras etnias, corpos, culturas e gêneros.

Ensine sobre o bullying e sua negatividade

É importante ensinar para os pequenos que é errado rir do colega que é gordinho, chamar o amiguinho de baixinho, criar apelidos para quem usa óculos, entre outras ações que não são nada engraçadas.

Os pequenos precisam aprender desde cedo sobre empatia e a se colocarem no lugar de quem recebe comentários maldosos, compreendendo que todos são incríveis independente de suas características físicas, culturais e gêneros.

A diversidade é normal

Lembre-se de não tratar o assunto como um tabu. Seja carinhoso e compreensivo com as dúvidas e histórias que os pequenos tem para contar sobre o que vivenciaram.

E, principalmente, entenda que a criança é um ser social e deve ser inserida na sociedade. Sendo assim, converse com os pequenos sobre todos os assuntos importantes para que ela seja acolhida e acolha outras pessoas, tornando-se parte de um mundo com mais igualdade.

Fonte: https://blog.playkids.com/como-falar-com-criancas-sobre-diversidade/

O conteúdo foi útil? Compartilhe com seus amigos e familiares! E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, curta nossa página no Facebook e siga-nos no Instagram.


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *