O calor está chegando, você percebeu brotoejas no seu bebê e não sabe o que fazer? Confira o que elas são e quais os tratamentos.
As brotoejas (miliárias) são erupções de pele que têm como principal característica as bolinhas, normalmente avermelhadas ou claras. Elas são uma dermatite comum em bebês, e acontecem pela obstrução dos ductos das glândulas que produzem o suor.
Quando essa obstrução ocorre, o suor fica preso nas camadas mais internas da pele, provocando uma reação inflamatória. Este é um problema normal de aparecer em bebês, já que seus poros são menores e, normalmente, costuma aparecer desde a primeira semana do pequeno.
Tratamentos
No caso da miliária cristalina, que é a forma mais branda da brotoeja (agrupadas e com líquido transparente em seu interior, sem sinais de inflamação ao seu redor), não há muito com o que se preocupar, já que ela é inofensiva e desaparece entre 3 a 4 dias. Como não há tratamento necessário no caso, a dica é a utilização de roupas adequeadas e que o bebê fique menos exposto ao calor.
Já miliária rubra pode ser bastante incômoda para o bebê. Ela é a brotoeja com bolhinhas avermelhadas na pele, que costumam coçar e podem levar dor ou sensação de queimação ao pequeno. Caso isso aconteça, é possível usar loções de calamina, lanolina anidra ou mentol.
Mas é sempre
bom lembrar: evite utilizar remédio sem orientação do pediatra. Muitas lesões
de pele são comuns nos pequenos e podem parecer com brotoejas. Loções,
cremes e talcos podem agravar os sintomas se administrados sem uma orientação
médica e, na maioria dos casos, o problema não precisa de quaisquer tratamentos
além dos cuidados com a umidade e o calor.
Tiramos a sua
dúvida? Esperamos que tenha gostado do conteúdo!
– – – –
E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.
– – – –