Blog :: Xalingo

Saiba os motivos do som do útero acalmar o bebê

Você já ouviu falar que o som do útero acalma o bebê? Pois é verdade. Saiba os motivos agora!

O som do útero, que também é conhecido como “ruído branco”, auxilia no sono do bebê em seus primeiros três meses de vida. Isso ocorre pois o som lembra o mesmo ruído intrauterino (batimentos cardíacos, pulsações dos vasos sanguíneos), trazendo conforto e segurança ao recém-nascido, por já ser conhecido.

Por isso, muitos pais têm utilizado aplicativos e aparelhos que reproduzem o som do útero, barulho que se assemelha ao som de um aspirador de pó ou liquidificador, porém mais baixo e constante. Ao ouvir esse som, o bebê se recorda do útero da mãe e, muitas vezes, se acalma e adormece.”Estudos publicados em 1990 no Archives of Disease and Childhood mostraram que, dos 40 bebês avaliados, o ruído branco ajudou 80% a iniciar o sono após 5min de escuta”, destaca a pediatra Thais Bustamante, Neonatologista pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP).

Aparelhos que reproduzem som do útero

É possível encontrar para compra aparelhos que reproduzem o som do útero materno, como se fossem rádios para bebês. Além desses, algumas empresas já integram o som a outros produtos para bebês, como cadeiras, ninhos e até bonecas e bichinhos de pelúcia, que podem ficar com a criança dentro do berço.  Além desses aparelhos exclusivos, são facilmente encontrados na internet aplicativos e vídeos que reproduzem o som, muitos gratuitos, para que sejam baixados em celulares, tablets e computadores.

Precauções

Apesar da criança estar habituada aos sons do útero, é importante que os pais não coloquem os aparelhos muito próximos a criança e nem deixem o volume alto, pois, nesse caso, o som pode ser prejudicial para a audição do bebê, o que pode se tornar um problema irreversível no futuro. Esse recurso deve ser utilizado pontualmente, na hora de dormir ou quando o bebê estiver chorando ou agitado, mas desligado após ele se acalmar e adormecer.

– – – –

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

– – – –

Créditos da imagem: Freepik
Fonte: Minha Vida

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *