Blog :: Xalingo

Quer saber como seu filho compreende o mundo? Então leia esta postagem (parte 1)

A psicanalista infantil Mônica Pessanha compartilha lições sobre a beleza de ver o mundo pelas lentes das crianças.

1) Quero, logo preciso!

As crianças anseiam por coisas com tanta paixão que sentem que devem tê-las. É possível que elas queiram abrir um presente, mesmo sabendo que não é delas. O cérebro de uma criança ainda não desenvolveu a função executiva, que é a capacidade de focar, exibir controle e ouvir a razão. Isso significa que a criança a não conseguirá entender que o presente não é dela e que, portanto, ela deveria resistir a abri-lo.

Nesse caso, acho que vale pensar em algumas estratégias de autocontrole para ajudar seu filho. Por exemplo, encontre oportunidades para que a criança aprenda a esperar. Ensiná-la a esperar na fila para usar um brinquedo no parque ou na fila da padaria para pagar o que ela quer consumir é um bom começo.

“Eu tenho que ver e ouvir tudo.”

As crianças têm uma capacidade incrível de prestar atenção a todos os detalhes ao seu redor. É o superpoder que elas têm! Os adultos filtram naturalmente informações estranhas que chegam até eles, como um padrão interessante de sombras na calçada. No entanto, as crianças ainda não possuem essa mesma capacidade. Na verdade, existe uma base biológica para isso: as crianças pequenas têm menos neurotransmissores inibidores, um processo químico que impedem o disparo dos neurônios, fazendo com que o cérebro da criança ceda constantemente com estímulos. É semelhante ao que você vê quando visita um local exótico pela primeira vez: sua atenção é ultrapassada por novos sons, cheiros e vistas.

Essa “superatenção” é fundamental para o aprendizado, mas pode ser uma distração para uma criança – e às vezes pode ser frustrante para você. Acho que você se sentirá melhor sabendo que uma das razões pelas quais seu filho gosta que você leia o mesmo livro repetidas vezes é porque, quando o ouve uma história novamente, ele não se distrai com tantas informações novas.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Colunistas/Monica-Pessanha/noticia/2019/11/5-ideias-que-ajudam-compreender-como-seu-filho-ve-o-mundo.html

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *