Pesquisadores americanos estudaram como o corpo se aquece na banheira ou no chuveiro. Eles afirmam que algumas mudanças no horário do banho e na temperatura da água podem ajudar as crianças a dormirem mais rápido e melhor.
Um grupo de engenheiros biomédicos da Universidade do Texas, em Austin, nos Estados Unidos, fez uma descoberta que pode transformar suas noites: depois de avaliar os dados de mais de 5 mil estudos, eles encontraram diversas evidências de como o corpo se aquece na banheira ou no chuveiro e os efeitos disso no sono.
Os resultados, publicados na revista Sleep Medicine Reviwes, relataram que o tempo ideal para o banho — se você quer ter a melhor noite de sono — é entre uma e duas horas antes de ir para a cama.
Assim, se o seu filho pequeno for para a cama às 20h, certifique-se de que ele tenha um bom banho quente entre as 18h e 19h. Isso também demonstrou ser capaz de reduzir em 10 minutos a quantidade de tempo que as pessoas demoram para adormecer.
A temperatura é fundamental
Outro fator importante, segundo os cientistas, é a temperatura da água. Estima-se que a ela deve estar entre 36 e 37 graus para causar um bom efeito no sono. “Quando analisamos todos os estudos conhecidos, notamos disparidades significativas em termos de abordagens e descobertas”, disse o autor principal do estudo, Shahab Haghayegh. “A única maneira de determinar com precisão se o sono pode de fato ser melhorado foi combinar todos os dados do passado e examiná-los através de uma nova lente”, completou.
Ele explica que os banhos quentes estimulam o sistema termorregulador do corpo. Isso aumenta o fluxo sanguíneo para as extremidades, que é onde o calor escapa, reduzindo a temperatura. Dessa forma, as pessoas conseguem adormecer mais rápido e dormir melhor.
E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.
https://www.guiadobebe.com.br/a-agua-do-banho/