Para os pais de gêmeos idênticos pode ser difícil resistir à tentação de comprar tudo igual para os seus pequenos. Muitos adotam uma cor para cada filho, para conseguir sabem quem é quem e o que é de cada um. No entanto, à medida em que as crianças crescem, é preciso deixar espaço para que suas personalidades e gostos – que podem ser bem distintos – se desenvolvam.
Selecionamos algumas dicas para lhe ajudar na tarefa de estimular a individualidade dos seus filhos gêmeos.
1) Não chame eles de “gêmeos”
Evite se referir a eles como “os gêmeos”. É fundamental que os pais tratem seus filhos como indivíduos e não como se fossem uma unidade. Também é importante pedir para que a família, amigos e outras pessoas do convívio façam o mesmo.
2) Passe um tempo com cada um individualmente
Sempre que puderem, os pais devem passar um tempo com cada criança, individualmente. Por mais que elas aprendam, desde o nascimento, a dividir o pai e a mãe, elas certamente vão adorar ter uma atenção exclusiva de vez em quando.
3) Cada gêmeo é uma pessoa diferente
Lembre-se sempre que, por mais que sejam parecidos fisicamente, seus filhos gêmeos são pessoas diferentes. Eles terão gostos diferentes, personalidades diferentes e até aptidões e habilidades distintas. É importante perceber e respeitar as diferenças entre eles e estimular que se respeitem entre si também.
4) Evite roupas iguais
Resista à tentação de vesti-los com roupas iguais. Opte por cores e estampas diferentes para cada um e, quando eles já puderem fazer isso sozinhos, deixe que eles mesmos escolham o que querem vestir.
5) Cada um com seus pertences
Para evitar brigas e respeitar a individualidade de cada um, identifique os pertences dos seus filhos. É importante que cada gêmeo tenha algo para ‘chamar de seu’ e que ambos respeitem o que é de cada um.
E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg