Tecnologias vêm e vão, mas os jogos e brinquedos clássicos continuam tendo um lugar especial na diversão dos pequenos. É o caso do quebra-cabeça, com suas diversas temáticas e com muitas possibilidades de diversão para as crianças.
1760 é apontado como o ano de surgimento do quebra-cabeça, quando cartógrafos colaram mapas em pedaços de madeiras e então os cortaram em diferentes partes. A agilidade é muito mais importante que a força física neste jogo que, mais que entretenimento, é um grande aliado à educação.
O quebra-cabeça tem uma grande importância no desenvolvimento físico, neurológico, psicomotor, capacidade de concentração, noção espacial, percepção visual e aumento de conhecimento sobre diversos assuntos. Alguns estudiosos afirmam, inclusive, que este brinquedo auxilia também em processos de amadurecimento e resolução de questões de cunho psicológico.
E as vantagens não param por aí. Confira os motivos para seu filho brincar de quebra-cabeça:
1) estimula a aprendizagem
2) desenvolve a atenção e o pensamento lógico
3) auxilia na coordenação motora e da possibilidade de dominar o corpo
4) desenvolver a inteligência
5) incentiva a recontar as histórias
6) favorece o desenvolvimento da atuação da memória
7) e aprimora diferentes habilidades do pensamento como: observar, comparar, analisar e sintetizar.
Conheça as diversas opções de quebra-cabeça que a Xalingo Brinquedos tem disponível, desde os clássicos até aqueles que utilizam tecnologias como a realidade aumentada. Clique aqui e veja a melhor opção para o seu pequeno.
Fonte: https://canaldoensino.com.br/blog/7-motivo-para-utilizar-quebra-cabeca-na-educacao-infantil
Boa noite.
Qual idade é viável introduzir o quebra cabeça?
Bom dia, Priscila! Como vai? O quebra-cabeça pode ser introduzido na vida das crianças a partir dos 3/4 anos.
Amo quebra cabeças! Foi um jogo que esteve muiiiiiito presente na minha infância e adolescência. E até hoje gosto, tanto que já adquiri um livro quebra-cabeça para meu pequeno, mesmo ele ainda não sabendo usar.