Blog :: Xalingo

O papel do pai

paiefilho

 

O Dia dos Pais é neste domingo e, mais do que homenageá-los, trouxemos uma reflexão sobre o papel do pai nos dias de hoje.

 

Assim como as mães, os pais também não nascem pais. Eles se tornam pais. E nem sempre é fácil para eles assimilar a ideia de ter um filho, ainda mais que é no corpo das mulheres que os bebês se desenvolvem e são elas que tem todas as sensações – agradáveis ou não – da gestação.

 

Durante muito tempo, o pai tinha apenas o papel de provedor. Mas os tempos mudaram e, com a nova dinâmica da vida moderna, na qual as mulheres também trabalham fora o dia todo, a função de pai teve que ser reinventada. Eles precisaram começar a se envolver mais, participar mais e não apenas “ajudar”. Muitas atividades relegadas apenas às mães passaram a ser exercidas também pelos pais que, assumindo este novo papel, fazem com que a família toda saia ganhando. Mães menos sobrecarregadas, pais mais participativos, e, principalmente, crianças se desenvolvendo melhor e mais felizes com isso.

 

Mas o papel do pai na vida da criança começa muito antes… Existem pesquisas que comprovam que os bebês possuem memória pré-natal, sendo capazes de reconhecer as vozes de quem conversa com eles. Portanto, é possível começar diferente, estabelecendo um vínculo afetivo com seu filho, conversando com ele ainda na barriga da mãe. Após o nascimento, o comprometimento e a dedicação ao recém-nascido facilitarão a nova rotina da casa, além de tornar ainda mais forte o laço entre vocês!

 

Não existe uma fórmula pronta para se tornar um bom pai, pois cada pessoa, cada pai, cada filho, cada família, são únicos. Mas algumas atitudes podem ajudar os pais a serem mais participativos e presentes. Por exemplo, compartilhar dos cuidados diários do bebê junto com a mãe, assumir para si algumas tarefas para que a mãe possa descansar, além de ser proativo nos cuidados da casa também.

 

Ainda que o pai e a mãe façam as coisas de formas diferentes, é fundamental que partilhem dos mesmos valores e princípios. As brincadeiras ou a severidade com os filhos podem ser diferentes, mas tendo um cerne comum, essas diferenças entre pais e mães irão agregar ao desenvolvimento das crianças. Ser pai é uma experiência tão forte e encantadora quanto ser mãe. Ainda que existam dificuldades, cada dia é um novo aprendizado, uma descoberta, um encantamento. Ser pai é um dos melhores presentes que você pode dar a si mesmo. Seja pai, amigo e companheiro do seu filho. Reaprenda a brincar, a olhar o mundo de outra perspectiva a se superar a cada dia. Aproveite com seu filho cada etapa do desenvolvimento dele pois, como dizem, passa muito rápido.

 

 

Fonte: Just Real Moms

1 comentárioDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *