Um dos maiores problemas dos pais é fazer com que as crianças comam alimentos saudáveis como frutas e verduras. Afinal, fica difícil competir com delícias como chocolates, sorvetes, salgadinhos e todos esses alimentos que não fazem nada bem para a saúde se comidos em excesso.
Separamos algumas dicas para você introduzir esses alimentos saudáveis na vida do seu filhote. Confira abaixo e coloque-as em prática na sua casa:
– Leve seu filho para a feira: A feira de rua pode ser um bom ambiente para fazer com que a criança descubra cores, cheiros e sabores. Deixe-o tocar nas frutas, fazer perguntas e experimentar.
– Prato colorido: Um prato colorido e divertido pode fazer a diferença na hora da alimentação. Decore o prato de forma criativa, usando muitas cores e formas.
– Nomes divertidos: Renomeio os pratos do dia a dia para deixá-los ainda mais divertidos. Busque inspiração nos gostos da criança como filmes e personagens preferidos.
– Lanches mais saudáveis: Você não precisa esperar as refeições principais para introduzir legumes e verduras. Os lanches são ótimas opções para você incluir alface, tomate, cenoura e o que mais tiver vontade. Substitua a batata-palha do cachorro-quente por cenoura ralada. Que tal?
– Nada de camuflar: Jogue limpo com seu filho. Por isso, nada de esconder legumes nos alimentos preferidos dele. A criança precisa experimentar esses alimentos de forma integral, afinal, esconde-los fará a criança comer, mas não fará ela gostar deles.
– Respeite o gosto da criança: Não adianta forçar. Se seu filho não gosta de cenoura e briga para comer, substitua por outro legume e pronto. Não cause um trauma no pequeno forçando-o a comer aquilo que ele não quer.
– Não fale que ele não come verduras e legumes: Quando a criança percebe que os pais, de certa forma, entregaram os pontos, aí mesmo é que poderá recusar com veemência as hortaliças.
– Seja o exemplo: Você quer que seu filho coma de tudo, então, você precisa servir de exemplo. Não adianta fazer com que ele coma de forma saudável e você não coloca nenhuma verdura, legume ou fruta no seu prato. A criança precisa de estímulo e ele precisa ser dado por toda a família.