Quem é pai e mãe sabe que depois do nascimento da criança o sono nunca mais será o mesmo. Seja nos primeiros anos, com o zelo na hora do sono, seja quando são adolescentes e já iniciam a vida social nas festas com os amigos.
O sono muda à medida que envelhecemos, principalmente a quantidade que dormimos. Um recém-nascido dorme cerca de 18 horas por dia. Mas o sono do bebê tem um ciclo diferente do adulto e é isso que o fará despertar e voltar a dormir várias vezes, dia e noite, sem parar.
Segundo o pediatra Gustavo Moreira, do Instituto do Sono da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o ciclo de sono do bebê dura três horas. Isso quer dizer que, a cada três horas, ele vai despertar. Mesmo as fases do sonho são diferentes entre adultos e bebês. Enquanto os pais têm o sono REM e não REM, o recém-nascido tem os equivalentes sono ativo (a fase em que se sonha) e sono calmo. E mais: como viveu nove meses no escuro do útero, ao nascer ele não faz diferença entre dia e noite, o que só muda depois do terceiro mês.
Os pais não devem se preocupar, portanto, se, nessas 18 horas que passa dormindo, o bebê acordar oito vezes. “É importante que os pais entendam isso, porque às vezes a expectativa é outra. É normal esse despertar, assim como é normal que troque o dia pela noite até os três meses. Não é porque o bebê do vizinho dorme mais que há algo de errado”, desmistifica Gustavo. Há, contudo, uma série de rituais que podem ser adotados para o bebê amadurecer seu sono. Há, inclusive, livros e livros ensinando técnicas mais ou menos eficientes para os bebês aprenderem a dormir sozinhos, emendando um sono no outro.
Confira algumas dicas que podem ajudar o seu bebê a dormir melhor:
– Entenda o seu filho e a rotina que ele iniciar depois do nascimento
– Através da luminosidade tente diferenciar para o bebê quando ele está dormindo durante o dia ou à noite
– A partir dos seis meses dê um banho na criança, escove seus dentes, ou massageie no caso dos mais novinhos, coloque o pijama e ponha a criança no berço
– Para os mais novos vale cantar uma música, para os mais crescidos, uma historinha
– Coloque a criança no berço ainda acordada, para que ela reconheça que está no lugar de dormir
– Adote um brinquedinho, um bichinho que só fique no berço. Assim, quando o bebê for colocado ali e ver o brinquedinho, vai saber que ele é seu companheiro de dormir, e que está na hora de pegar no sono.