Quem tem criança em casa sabe que os pedidos nunca param. É um “compra, mãe” pra cá, um “eu quero, pai” para lá que às vezes a gente acaba cedendo para evitar o estresse e também discussões.
Mas é importante que os pais fiquem atentos a exageros. Hoje em dia é comum as crianças serem mais propensas a ter um comportamento consumista, que pode prejudicá-las não só na infância, como na vida adulta. E para combater isso, é fundamental que os filhos sejam educados financeiramente desde cedo.
O Dia das Crianças pode ser uma boa data para iniciar esta educação financeira. Primeiro é preciso mostrar para a criança que ela não precisa ter tudo que vê nas propagandas da televisão. É preciso que ela tenha em mente que o brinquedo custa dinheiro e este dinheiro é adquirido através de horas e horas de trabalho duro.
Uma das principais e mais valiosas dicas para educar financeiramente os filhos é dar bons exemplos. Se os pais têm uma postura consumista, os filhos acabarão refletindo esse comportamento. Isso significa que não basta dizer aos filhos que eles não podem comprar tudo que querem, se os pais exageram nas compras a cada ida ao shopping e estouram o limite do cartão de crédito.
Outra dica muito sugerida por especialistas em educação financeira para que as crianças entendam os benefícios de poupar dinheiro seria pedir aos filhos ajuda para evitar o desperdício de água e luz, dizendo que o valor economizado com as contas no final do mês pode ser colocado no seu cofrinho, ou pode ser usado para começar uma poupança destinada a um objetivo em comum da família, como uma viagem.