Uma pesquisa realizada em fevereiro deste ano por algumas ONGs, que são ligadas a direitos da criança na América Latina, revelou um dado assustador: cerca de 52% dos jovens entrevistados disseram já ter sofrido algum tipo de descriminação nas redes sociais.
Esse estudo levou em conta as respostas apresentadas por jovens entre 13 e 18 anos em nove países da América Latina, mas o Brasil não esteve incluído. Além disso, 80% dos pesquisados revelaram que sabiam muito pouco a respeito de seus direitos e também deveres na internet.
Pensando nisso o canal de tv a cabo Cartoon Network lançou no mês passado a campanha “Chega de Bullying, não fique calado”. A iniciativa busca incentivar as crianças, pais e professores a identificar e combater o bullyng na internet.
Dessa forma, dois vídeos de curta duração passaram a ser vinculados na programação do canal infantil. Eles apresentam um monstro disfarçado que se aproveita do seu anonimato para realizar comentários maldosos e postar mentiras a respeito de outras pessoas.
Além disso, no site da campanha há uma apostila que mostra dicas a respeito do assunto, além de outros vídeos educativos.