Blog :: Xalingo

É certo punir a criança com o castigo?

Educar a criança é uma tarefa muito difícil. Cabe aos pais saber qual a melhor punição quando o pequeno quebra alguma regra, faz alguma travessura ou desrespeita os mais velhos. Pode ser uma bronca ou um castigo.

Mas segundo a psicóloga Elizabeth Monteiro, autora do livro “Criando filhos em tempos difíceis – Atitudes e brincadeiras para uma infância feliz”, os pais precisam entender as etapas do desenvolvimento do filho e como funciona sua cabeça antes de puni-lo.

Até os cinco anos de idade, aproximadamente, a criança é egocêntrica e acha que todos estão lá para satisfazer suas vontades, o que a torna teimosa quando é contrariada. Além disso, ela ainda não entende o valor moral das regras e, por isso, não tem capacidade para compreender o que fez de errado quando toma uma bronca.

142019787
De acordo com ela, a maneira correta de lidar com o filho nesta etapa é mudar o foco de atenção. “Muitos pais dizem que a criança não escuta, e não escuta mesmo. Se a criança está fazendo algo que não pode, como subir na janela, ao invés de dizer que ela vai apanhar se continuar fazendo aquilo, tire-a de lá sem falar nada e leve-a ao banheiro para espalhar pasta de dente no box. Desta forma, você está economizando um ‘não’”, ensina.

A partir dos cinco anos, a criança já compreende o sentido das regras e, portanto, é possível explicar a ela por que ela pode ou não ter determinado comportamento, perguntar como ela se sentiria se alguém agisse daquela maneira com ela, etc. A partir desta fase, ela também é capaz de compreender o castigo e poderá aprender com ele.

O modo e o momento em que a bronca é dada também devem seguir algumas regras. Elizabeth explica que o tempo e a memória das crianças são diferentes dos nossos e, por isso, os pais devem chamar a atenção do filho na mesma hora em que ele fez algo errado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *