Blog :: Xalingo

Gritar com os pequenos pode ser tão prejudicial quanto dar uma palmada

Nós sabemos que criar uma criança é uma tarefa que exige uma grande responsabilidade. Só que em alguns momentos o pequeno apronta e os pais acabam tomando alguma providência: uma palmada ou uma conversa um pouco mais séria.

Sabemos que palmadas não possuem efeitos positivos para a disciplina e nem para a vida da criança, mas gritar com o pequeno (fazendo isso para substituir as palmadas), também não é uma prática saudável.

157859256

Novas pesquisas têm mostrado que o grito é ineficiente e perigoso para a saúde mental das crianças e para seu comportamento relacionado à disciplina. Um estudo recente realizado pela Universidade de Pittsburgo da faculdade de Educação e pelo Instituto de pesquisa da Universidade de Michigan mostrou que, entre os adolescentes entre 13 e 14 anos com pais que costumam gritar existe uma taxa maior de mau comportamento e maiores casos com sintomas de depressão.

O estudo aponta que os efeitos nos adolescente se assemelham aos causados quando os pais batem nos filhos. Mesmo nos casos em que havia um forte vínculo entre pais e filhos, os impactos negativos de gritar diminuíram.

A dica é uma conversa franca, em um mesmo nível de voz, mostrando o seu ponto de vista e o motivo da discussão. Sabemos que não é fácil controlar o temperamento (nosso e o deles!) e manter nossas vozes em tom baixo, mas este estudo mostra que certamente vale a pena um esforço extra ao tentar. Vamos respirar fundo!

2 ComentáriosDeixe um comentário

  • Tenho reparado, vivenciado e visto exemplos em outras famílias, que temos que simplesmente fazer nossa parte e não se preocupar tanto com o futuro. Há muito da cultura familiar, do meio em que se vive, mas também da personalidade da criança. É necessário plantar as sementes do amor e da tranquilidade agora pra eles, pra podermos (juntos) colhermos os frutos por termos tido mais paciência, mais amor, mais harmonia na educação. E no fim, todos saem ganhando com essa calma e sabedoria familiar! 🙂

    • Olá Teresinha! Com certeza plantar amor e tranquilidade nos pequenos é a melhor saída. Amanhã eles frutos crescerão e farão deles adultos melhores e mais bem preparados para enfrentar o mundo. Um forte abraço!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *