O tempo de volta às aulas é muito importante para pais e filhos. A ansiedade é um sentimento comum a ambos, até porque, representa para o filho a expectativa de um mundo que é sempre diferente e para os pais é o desprendimento do pequeno que a cada ano indica que este está crescendo.
No caso do ingresso a escola, é importante que os pais acompanhem a criança até a aula. Fazer a experiência de que a criança fique um tempo menor que o turno inteiro da aula para ir se acostumando é uma alternativa.
Falar sobre a escolha da escola, a oportunidade de aprender e conhecer pessoas novas, e mostrar-se empolgado com a ideia. São atitudes que passam segurança para o pequeno. O trabalho de adaptação da criança à escola é gradativo e funciona mais rápido se tiver o apoio dos pais na tarefa.
As crianças maiores também podem precisar de apoio. Conforme elas vão ficando maiores os problemas com a volta às aulas vão diminuindo. O mais freqüente deles é a adaptação a nova professora, que é um processo que exige diálogo. Explicar que para cada novo ano há uma nova professora, que elas são diferentes, mas que a nova também é competente, amiga e vai ensinar muitas coisas novas.
Organize o material que a criança vai levar no primeiro dia de aula junto com ela, façam planos sobre a escola e as atividades que ela terá no ano. Isso faz com que a empolgação vá crescendo e o medo diminuindo. Se sentir que algo não está vem no inicio, não hesite em pedir ajuda à coordenação da escola. A melhor forma de resolver qualquer problema é indo em busca dele e conversando.
O aluno precisa se sentir confiante com a relação a escola e quem melhor passa isso a ele são os pais. É preciso dar um tempo para conhecer, se integrar, criar vínculo e fortalecê-lo para que a criança aproveite bem esse tempo de escola. Bom ano letivo para os filhos e para os pais!