Parece obvio que o filho será companhia para diferentes atividades, grande parte das coisas que os pais fazem, levam os filhos consigo. Mas muitas vezes, somente estar junto não satisfaz a criança.
Permitir que o pequeno participe ativamente de algumas atividades dos pais pode trazer muita alegria para ambos e os benefícios vão além dos bons sentimentos do momento. Quando pais e filhos realizam atividades em conjunto, eles conversam, montam estratégias, passam ensinamentos. O desenvolvimento do diálogo e da confiança são fundamentais desde os primeiros anos de vida e na adolescência podem evitar alguns transtornos.
Pela manhã, escovem os dentes os cabelos juntos. É importante deixar a criança tentar fazer sozinha, caso ela não consiga, depois que o adulto terminar de fazer a sua tarefa, deve ajudá-la. Aquela sensação de os dois em frente ao espelho fazendo a mesma atividade pode ser incrivelmente compensadora para ambos.
Algumas coisas exigem um pouco mais de tempo e dedicação, mas também são alternativas que proporcionam esse contato de união. Manter uma horta ou um jardim juntos, por exemplo, exige dedicação e contato periódico de ambos. Os papais podem convidar seus filhos para o ajudarem a limpar o carro. É uma tarefa divertida e onde a criança se sente importante por estar fazendo coisa de gente grande. As mamães podem convidar os pequenos para ajudarem a preparar um prato especial, como um sorvete, salada de frutas ou salada. Claro que os menores não podem usar a faca, mas podem ajudar na decoração do alimento.
Fazer tarefas em conjunto promove uma união onde os dois ganham. Vale a pena tentar!