Quando os nossos filhos começam a ir à escola, é uma emoção! Aquele monte de trabalhinhos que as crianças fazem e querem mostrar pra todos – e que nós, mães corujas, morremos de orgulho e queremos guardar!
Mas, com o passar do tempo, uma papelada se acumula e pode acabar gerando uma grande bagunça na casa – o que nós, é claro, não queremos! São trabalhinhos, boletins, avaliações, provas… além dos calendários, agendas, horários das aulas… misturam-se papeis que devem apenas ser guardados e outros que precisam estar sempre à mão.
O ideal é que se designe um espaço – algumas prateleiras, gavetas ou até mesmo um baú – para os trabalhos que são arquivados e algumas pastinhas ou um grande fichário para o que tem que estar sempre por perto.
Um fichário com divisórias pode ter os papeis separados por atividades, por horários, por tipos de aula… ou como melhor lhe convir. Se o material for muito, é interessante que se tenha um por filho, caso contrário uma divisória para cada criança já é suficiente. Ao final do ano letivo, o que não serve mais pode ir fora e o que deve ser guardado pode se juntar aos demais arquivos.
Acredite: com essa organização, o dia-a-dia vai se tornar mais ágil e a casa, mais organizada!