Muitos pais tremem de medo na hora que percebem que as unhas dos bebês estão grandes e que, pela primeira vez, é preciso corta-las. Claro que aqueles dedos pequeninos merecem atenção extra e não pode ser por medo que os pais deixarão seus filhos com unhas no melhor estilo Zé do Caixão!
A hora de cortar as unhas do bebê exige que os pais um cuidado extra para não machuca-lo, nem fazer cortes que possam inflamar ou deixar pontinhas com as quais a criança se arranhe. Confira algumas dicas para não passar por dificuldades:
– Nas primeiras vezes, faça o trabalho em dupla. Peça para alguém segurar o bebê enquanto você segura a mão dele e corta as unhas.
– Deixe a mão do bebê em cima de uma toalha limpa e clara, o que lhe ajudará a ver melhor os limites das unhas. Lembre-se que são super finas, o que atrapalha um pouco essa visualização.
– Lembre-se que as unhas dos bebês – e o tamanho dos dedos, é claro! – são diferentes das suas. Assim, deixe o seu cortador de unhas de lado e tenha um feito especialmente para bebês.
– Cuide para não cortar demais os cantos e, assim, evite inflamações. A dica é: corte as unhas retas, mas sem deixar os cantos pontudos, para que a criança não se machuque sozinha.