O outono costuma ser a estação onde as variações de temperaturas são tão grandes que as pessoas constumam dizer que no mesmo dia há verão, outono, inverno e primavera. E essas oscilações ocorrem não poderiam vir sozinhas; com frequência, associam-se a gripes e resfriados.
Mas e o que fazer para se prevenir? Médicos e pediatras indicam, primeiramente, que a vacinação esteja em dia, tanto nas crianças quanto nos adultos. Juntamente, pode se beneficiar das vitaminas dos alimentos para manter o corpo saudável e preparado para o outono. É importante lembrar que principalmente aos pequenos, o benefício das vitaminas é melhor absorvido através de alimentos, do que vitaminas em cápsulas. Manter uma alimentação saudável em dia é fundamental para a prevenção.
Outras dicas também são valiosas: lavar as mãos tem grande destaque, pois previne a contaminação através dos inúmeros germes que temos contato no cotidiano. Antes das refeições é obrigatório lavar as mãos. E fique atento às crianças que costumam levar a mão à boca.
Quem tiver um ritmo muito acelerado deve lembrar-se de repousar. As crianças precisam de, no mínimo, 10 horas de sono, já os pais de 8 horas. Afinal, o corpo sem descanso fica desgastado e mais propenso a doenças.
Em contrapartida, exercitar-se também é aconselhado para manter a saúde intacta nesse outono. Dar continuidade a atividade física durante a estação auxilia a manter a boa circulação do sangue no corpo e o bom funcionamento dos órgãos.