Blog :: Xalingo

Atividades lúdicas relacionadas à educação ambiental

Mostrar às crianças o valor da conservação da natureza, através de atividades lúdicas que colaboram com a sensibilização e engajamento ambiental, é possível, bem fácil e urgente.

É muito importante oferecer a oportunidade de conexão da criança com a natureza e com a vida. Consciente disso, a Xalingo separou algumas dicas de atividades bem divertidas e valiosas. Confira a seguir:

1. Proponha plantio de árvores e hortas

Plantar árvores é uma ótima maneira de engajar os alunos no tema e ensiná-los a preservar o meio ambiente. Apresente o passo a passo, inclusive dos cuidados pós-plantio.

Com a volta do ensino presencial, você pode também propor para sua turma cuidar de uma horta durante o ano letivo, criada na própria escola. Aproveite para ensinar sobre os alimentos.

2. Sugira experimentos ecológicos

Principalmente no caso da educação infantil, nada melhor do que ensinar com exemplos e mãos na massa.

Para isso, organize tarefas significativas como simular a chuva ácida, mostrando como ela afeta as plantas. Aproveite para falar sobre a composição do solo.

A ideia é tornar as crianças capazes de enxergar questões importantes relacionadas à prevenção de mais danos ambientais que possam enfrentar no futuro.

3. Mostre como a reciclagem é divertida

Além de ensinar como é importante reciclar, mostre que a reciclagem possibilita a criação de novos objetos e materiais.

Inicie apresentando a importância de separar o lixo e como alguns produtos podem ser reaproveitados. Depois, planeje oficinas “faça você mesmo”, onde as crianças poderão transformar caixa de cereais, garrafas de plástico e potes de iogurte em divertidos instrumentos musicais, por exemplo.

Esses mesmos materiais também podem servir na montagem de brinquedos, cenários ou fantoches, que podem ser os personagens de uma história que cada criança desejará criar.

4. Ensine como proteger a Terra

Que tal transformar a separação do lixo em um jogo?

Ensine as crianças quais são os recipientes biodegradáveis e quais não são biodegradáveis.

Divida a turma em grupos e peça-lhes que guardem as embalagens do que consumirem no lanche/recreio. Cada grupo, quando voltar para a sala, deve separar essas embalagens conforme a classificação correta.

O grupo que acertar mais ganha o título de “Protetor da Terra!”. 

5. Apresente o ciclo da água

Não há como ensinar consciência ambiental sem citar a importância da água.

Inspire-se na comemoração do Dia da Água e mostre o ciclo da água e os componentes que ela carrega.

Com isso, as crianças poderão aprender também sobre a poluição e como é prejudicial à natureza o descarte errado do lixo, que afeta os mares, as baías e, consequentemente, todos os habitantes do planeta.

6. Incentive a redução da poluição

Há várias medidas para ajudar a diminuir a poluição. Mostre o que acontece com o ar, a água e o solo quando há o uso excessivo de poluentes na natureza.

Além disso, reforce algumas soluções, como o plantio de árvores, o cuidado com o descarte do lixo e a adoção de meios de transporte mais sustentáveis, como as bicicletas.

Agora que você conhece atividades práticas e lúdicas que ajudaram envolver as crianças na preocupação e cuidados com o meio ambiente, ofereça essa oportunidade aos seus alunos, criando grandes projetos anuais na escola em que trabalha. Essa iniciativa pode ser também uma excelente forma de aproximar as famílias da escola e da educação das crianças, contribuindo para uma comunidade mais responsável ambientalmente.

Fontes:

https://materiais.legadodasaguas.com.br/plantando-o-amanha?gclid=CjwKCAiAgvKQBhBbEiwAaPQw3GtUaysxEqBxy8iBHIUSq35wnBZBboetc_3MwY_8Ag1n5HH9Ulzt7RoCbBQQAvD_BwEhttps://blog.estantemagica.com.br/atividades-sobre-meio-ambiente/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *