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Como incorporar, pedagogicamente, o uso do celular dentro da sala de aula?

Atualmente, o acesso à tecnologia tem fluxo contínuo, o que impulsiona comunicação e interação mais efetivas, além de rápidas, entre todos. Essa transformação provocou mudanças profundas de uma geração para outra, sobretudo em relação ao uso de celulares.
Nessa perspectiva, fica claro que somente o quadro, o caderno e a caneta não são mais suficientes para manter os alunos interessados em aprender. No cenário atual, o uso pedagógico da tecnologia pode contribuir muito com a motivação dos estudantes.
Embora o uso do celular em sala de aula tenha sido por muito tempo inaceitável, tanto pelo corpo docente quanto por lei, hoje essa realidade está mudando.
A Assembleia Legislativa do estado de São Paulo aprovou, em outubro de 2017, a proposta que permite o uso de celulares em sala de aula.
A partir de então, o maior desafio das escolas se tornou aprender a inserir esses aparelhos, de forma eficiente e adequada, no desenvolvimento e aproveitamento das aulas pelos estudantes.
Porém, não é incomum ainda encontrar profissionais que se sintam impotentes com os diversos conteúdos que os smartphones oferecem e, com eles, inúmeras distrações que tiram o foco do aluno do conteúdo das aulas.
Apesar de sabermos que o avanço tecnológico sempre apresentou novos desafios para os educadores, hoje, talvez o maior deles seja o uso do celular dentro da sala de aula.
Há quem diga que a proibição dos aparelhos era a única saída. Porém essa era uma medida que causava conflitos entre estudantes e professores.
De acordo com a pesquisa TIC Educação de 2016, o celular já faz parte da vida de 93% da população brasileira – incluindo, é claro, muitas crianças e jovens. Por isso, proibir o uso do celular em sala de aula não parece uma boa alternativa.
Tendo em vista que toda a sociedade está imersa no meio digital, explorar esse recurso em prol da formação do aluno e da sua interação com o mundo tornou-se relevante.
Mas como incorporar o celular na sala de aula e como utilizá-lo de maneira mais assertiva?
Neste texto, desejamos mostrar como conciliar o uso dessa tecnologia tão presente no cotidiano de todos. Confira!
Da mesma forma que os aplicativos, funcionalidades e facilidades dos celulares auxiliam no contexto pessoal também podem ser inseridos no ambiente escolar como prática educacional. A maioria dos smartphones atuais possui inúmeros recursos que podem ser utilizados nesse sentido: câmeras, gravador de voz, mapas, além do acesso à internet.
Estar conectado em sala de aula não significa necessariamente distração e perda de foco, quando essa tecnologia for bem direcionada. Essa alternativa pode ser uma maneira de aprender, possibilitando pesquisas, coleta dados, busca de referências, interação com assuntos atuais em tempo real. Tal prática pode contribuir para que o aluno se torne o protagonista do próprio aprendizado.
Até mesmo as redes sociais, como Facebook e Whatsapp, podem ser direcionadas para uso em sala de aula, com a criação de grupos de discussão, debates e fórum sobre determinado assunto. Além de promover maior participação do aluno, essa prática permite que a atividade se expanda para fora do período escolar, instigando os jovens a buscar referências para a apresentação de argumentos e opiniões.
Outra forma de inserir o uso de celulares em sala de aula de maneira construtiva é por meio da produção de conteúdo digital. É possível propor, por exemplo, atividades que explorem recursos como as câmeras e os gravadores dos aparelhos. Criação de telejornais, entrevistas e produção de filmes curtos estão entre as opções.
De qualquer forma, é importante ressaltar que o uso do celular em sala de aula sem nenhuma estratégia ou limite não é recomendado. O ideal é que o professor desenvolva práticas pedagógicas que aproveitem o aparelho de maneira lúdica, voltadas para o estímulo da curiosidade e motivação do aluno.
É necessário deixar claros a finalidade e o momento de fazer uso dessas tecnologias para que os alunos tenham consciência de quando e como utilizá-las e respeitem essa determinação.
São inúmeras as possibilidades de utilizar a tecnologia como forma de aperfeiçoar a dinâmica escolar e cada instituição deve buscar uma solução que se adapte melhor à sua necessidade e identidade.
Agora que você já sabe que vale a pena viabilizar a presença da tecnologia no plano de ensino para transformá-la em uma grande aliada no processo de aprendizado, que tal descobrir, na prática, que é possível motivar os alunos e ensiná-los a ter mais responsabilidade?

Fontes:
https://www.somospar.com.br/uso-do-celular-em-sala-de-aula/
https://blog.portabilis.com.br/como-lidar-com-o-uso-do-celular-dentro-da-sala-de-aula/

Texto para a arte do post:
Como incorporar, pedagogicamente, o uso do celular dentro da sala de aula?

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