Blog :: Xalingo

Dicas para sua quarentena ser mais sustentável

A preocupação com a pandemia tem feito parte do nosso dia a dia há meses. Mas não podemos de nos preocupar, também, com o ambiente onde vivemos e com o que produzimos e utilizamos. Para levar uma vida sustentável, mesmo durante a quarentena, confira estas dicas.

Os hábitos positivos podem tornar nossa vida menos pesada e mais organizada, também. Pequenas coisas, como economizar água, representam uma diferença grande nos impactos em longo prazo. Confira algumas destas dicas para uma vida mais sustentável.

1) Reciclagem

Mantenha a reciclagem do lixo de sua casa. Isso porque essa atividade simples faz muita diferença para o meio ambiente e torna todos da família mais conscientes sobre suas responsabilidades na dinâmica do dia a dia.

Se possível, tenha duas lixeiras na área que você utiliza para descarte, adesivadas com informação sobre quais são orgânicos e quais são inorgânicos ou então com sacos plásticos de cores diferentes. Também busque priorizar as sacolas biodegradáveis.

2) Não jogue óleo na pia

Não jogue óleo no ralo da pia. O descarte incorreto do óleo pode entupir encanamentos, caixa de gordura e até mesmo contaminar a água tratada. Após utilizar o óleo de fritura velho (de preferência em pouca quantidade), você pode armazená-lo em uma garrafa PET. Utilize um funil para facilitar a entrada do óleo na garrafa. Conforme for utilizando o óleo, vá armazenando desse modo e lembre-se de sempre fechar bem as garrafas para evitar vazamentos, mantendo também fora do alcance de crianças e animais de estimação que podem ser atraídos pelo cheiro do óleo ou pela simples curiosidade.

Após preencher algumas garrafas PETs, procure empresas e ONGs especializadas neste tipo de coleta seletiva, assim como postos de entrega voluntária para descartar o seu óleo de forma correta.

3) Faça uma horta

Os supermercados nesta época de quarentena acabam ficando cheios e desabastecidos. Então o que você puder cultivar é de grande ajuda. Temperos são a melhor escolha para iniciantes da jardinagem. Eles crescem rápido e têm cuidados simples. Recomendamos alecrim, hortelã e manjericão. Para montar a horta, não é necessário ter um longo terreno. A sacada ampla representa o espaço perfeito. Use pequenos vasos e aproveite os canteiros para cultivar legumes e folhas. Uma outra dica bacana é mergulhar de vez no conceito verde e aproveitar os resíduos orgânicos para usá-los como adubo.

4) Feche a torneira enquanto a usa para lavar as mãos

Sim, você deve lavar as mãos com frequência, mas não custa nada tentar economizar um pouco de água. É possível higienizar as mãos de forma adequada sem que a torneira fique aberta o tempo todo.

5) Teste receitas em casa

Por mais prático que seja pedir delivery todos os dias, as entregas acabam gerando bastante resíduo desnecessário e podem pesar muito no bolso. É só ver a quantidades de embalagens que vêm junto com os pedidos e a conta, no final do mês. Cozinhar pode ser muito divertido! Então aproveite esse tempo extra para despertar o “masterchef” em você.

6) Faça uma composteira

Essa é uma forma muito boa de usar todos os resíduos orgânicos que você vai produzir cozinhando. A composteira transforma esse material em adubo, que pode ser usado na hortinha. Está vendo, tudo se conecta.

Créditos da imagem: https://casa.abril.com.br/bem-estar/9-dicas-para-uma-quarentena-sustentavel/

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fontes:
https://casa.abril.com.br/bem-estar/9-dicas-para-uma-quarentena-sustentavel/
https://www.blogdamrv.com.br/quarentena-sustentavel#:~:text=Tornar%20a%20quarentena%20sustent%C3%A1vel%20%C3%A9,envolve%20come%C3%A7ar%20com%20a%C3%A7%C3%B5es%20simples
https://www.ecycle.com.br/2293-descarte-de-oleo-de-cozinha#:~:text=%C3%93leo%20n%C3%A3o%20pode%20ir%20pelo%20ralo&text=O%20descarte%20incorreto%20na%20pia,de%20gordura%20na%20caixa%20citada.&text=A%20outra%20parte%20do%20%C3%B3leo,que%20coletam%20o%20esgoto%20dom%C3%A9stico

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *