Blog :: Xalingo

Seu filho está contando mentiras? Isso tem um lado bom

Mas isso não significa que você deva incentivar ou ignorar a mentira do seu filho. Entenda!

Pesquisadores da Universidade Brock, no Canadá, concluíram que contar mentiras é um sinal de desenvolvimento cognitivo e de exploração do mundo social para as crianças. Elas precisam, por exemplo, usar habilidades de inibição, para a verdade não escapar, e de memória, para não esquecer.

Além disso, quem tem irmãos possui mais chances de ser mentiroso, de acordo com o estudo. Isso porque, segundo os pesquisadores, lidar com eles amplia o repertório de convivência social. Não significa, no entanto, que você deva incentivar ou ignorar a mentira do seu filho.

Uma saída é falar que também já errou e aprendeu que a verdade é o melhor caminho. No caso das crianças menores, diga: “que legal, isso aconteceu na sua imaginação, né?”, e deixe a conversa fluir. “A melhor maneira de prevenir a mentira é estabelecer um ambiente de confiança e olhar para o comportamento dos adultos ao redor. O exemplo ensina”, explica a educadora parental especialista em disciplina positiva Thais Basile.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: https://revistacrescer.globo.com/Criancas/Desenvolvimento/noticia/2019/12/seu-filho-conta-mentiras-isso-pode-ser-um-bom-sinal.html

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *