Blog :: Xalingo

4 dicas para ensinar o seu filho sobre o dinheiro (parte 2)

Na postagem “4 dicas para ensinar o seu filho sobre o dinheiro (parte 1)” você viu 2 dicas para introduzir a educação financeira ao seu filho. Agora veja mais duas para te auxiliar nessa tarefa.

1) Problema da falta de educação financeira

Uma criança que não é educada financeiramente trará grandes problemas de descontrole para os pais, por querer tudo que vê e fazer birra. A exposição das crianças às ações publicitárias faz com que elas se tornem consumistas cada vez mais cedo. Hoje a criança é elevada ao status de consumidora sem estar preparada. E a publicidade utiliza de propagandas apelativas, que causam desejos imediatos nas crianças de querer o produto, e isso não significa necessariamente que essa criança é excessivamente consumista, pois o desejo será rapidamente esquecido. Uma situação que indica uma criança excessivamente consumista é quando ela gasta todo o dinheiro da mesada e logo pede mais dinheiro para seus pais.

2) Você é o exemplo

Os pais são referências para os filhos. Cada família deve ter seus valores, mas mesmo assim é essencial ter cuidado em relação ao dinheiro. Se a criança vê os pais comprando sem parar, vão tender a seguir esse exemplo e acabar ficando dessa forma. Assim, é fundamental ter muito cuidado com o exemplo que os familiares passam, e desde cedo demonstrar que a felicidade não está associada ao consumismo desenfreado e sim na atitude de atingir seus objetivos. No caso do exemplo externo, a família também terá um papel de grande relevância, que é o de estabelecer os limites para esta atitude. Os pais podem reforçar ou não a atitude consumista dos filhos e se o comportamento da criança não mudar nesse primeiro momento é muito provável que ela se torne um adulto sem limite nos seus gastos.

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube.

Fonte: https://paisefilhos.uol.com.br/familia/educacao-financeira-4-dicas-para-ensinar-seu-filho-a-lidar-com-dinheiro/

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *