Blog :: Xalingo

Confira quais são os melhores tecidos para o seu filho no inverno

O frio chegou e a preocupação com as roupas quentinhas, também. Alguns tecidos podem esquentar mais que outros e trazemos a você os que têm melhor essa característica.

 

A imunologista e alergista Fátima Rodrigues, do Hospital Infantil Sabará, explica:

 

“As crianças nascem com alguns componentes de defesa e outros são constituídos com o passar dos anos. É o que chamamos de imunidade adaptativa ou adquirida. Alguns desses componentes só ficam por volta dos 7 anos”.

 

Por isso, é bom se atentar às roupas e tecidos que os pequenos utilizam. Confira quais são os melhores tecidos para o seu filho no inverno:
 

1) Moletom

Para a dermatologista Samar Harati, do Hospital São Luiz, esse é o melhor dos tecidos para as crianças no inverno. “Ele não possui linhas para acumular pó e ácaros, evitando riscos de causar alergias e permite que o bebê fique quentinho”, conta a especialista. O tecido muitas vezes é feito com 100% de algodão, o que facilita sua lavagem, outro ponto positivo desse tipo de tecido. Normalmente ele é usado para peças de roupas, como calças e casacos.

 

2) Flanela

Esse tecido é muito versátil para o inverno, e pode ser composto por lã, fibra sintética e algodão. O ideal é preferir que a maior parte da composição seja formada pelo último tipo de fio. “As fibras sintéticas podem irritar a pele da criança, já o algodão seca mais rapidamente e acumula menos alérgenos”, diferencia a imunologista e alergista Fátima Rodrigues, do Hospital Infantil Sabará. Ele pode ser usado para diversas peças, como casacos e calças.

 

3) Plush

A maior característica do plush, tecido usado em cobertores e casacos, é ser mais fofo e bem parecido com uma pelúcia. Por isso mesmo, é o local perfeito para acúmulo de poeira e ácaros, como nos lembra a imunologista Fátima Rodrigues. Mas o ideal é verificar na etiqueta qual a composição do tecido, quanto maior a porcentagem de algodão, e portanto menor a de poliéster, melhor para os pequenos, já que ele é menos irritante para o bebê. Existem plushs com até 80% de algodão, vale priorizar.

 

4) Veludo

Um tipo clássico e interessante para peças como calças, pode ser bem pesado. O único problema é que ele também tem uma característica felpuda, com penugens curtas na superfície, sendo um bom local para acúmulo de poeira e ácaros, precisando ser lavado com bastante frequência.

 

5) Soft

Tecido comum para cobertores e casacos, ele é bem felpudo, o que já contraindica seu uso. Isso o torna uma má opção, já que acumulam resíduos de poeira e ácaros. Normalmente esses aracnídeos costumam se abrigar em materiais porosos, e tecidos mais peludos tem essa característica, como ensina a imunologista e alergista Fátima. Mas lavando as peças com frequência, toda semana, por exemplo, não é preciso deixar de usá-las completamente, ressalta a especialista.

 

E para ficar por dentro das últimas novidades da Xalingo Brinquedos, inscreva-se em nosso canal no Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCEu_wTApB06msiH5SXQ-JRg

 

Fonte:
https://www.minhavida.com.br/familia/listas/5335-os-melhores-tecidos-para-aquecer-seu-filho-nesse-inverno

 

1 comentárioDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *