Blog :: Xalingo

Ajudando a acalmar e encarar os medos

post3

Crianças também sofrem com preocupações, medo e ansiedade. É algo normal em todas as idades. O que mudam são os motivadores desses sentimentos.

 

Pode ser o medo de ter um monstro embaixo da cama, a preocupação em ir bem numa prova na escola, ou a tristeza provocada por algum colega caçoando… Cada criança pode ter os seus motivos durante várias fases da vida. Mas em todas elas, é importante que não se faça pouco caso do que sentem, para que esses medos e ansiedades não se transformem em traumas mais adiante.

 

Quando perceber que seu filho está passando por algum momento tenso – ansioso, preocupado ou com medo, você pode tentar algumas alternativas para acalmá-lo e ajuda-lo a pensar com mais clareza.

 

Pergunte se ela pode fazer um desenho do que está sentindo ou do que aconteceu. Desenhar é uma atividade relaxante, que ajuda a diminuir a ansiedade e ainda pode ser um importante meio para a criança expressar o que talvez não consiga fazer em palavras.

 

Proponha imaginar que estão enchendo uma bexiga enorme. Vocês irão respirar fundo, contar até três e soltar o ar, repetidas vezes. Prestar atenção na respiração é uma ótima maneira de relaxar. Ela literalmente ajuda a ‘oxigenar’ as ideias.

 

Pergunte a ela o que vai acontecer depois. Muitas vezes as crianças ficam nervosas porque dão uma importância exagerada a determinada situação. Quando param para pensar nas consequências reais, talvez o fato em si deixe de ser tão assustador. Isso ajuda a dar a dimensão real dos acontecimentos e acalma a criança.

 

Peça que ela descreva o monstro que está lhe causando medo. Descrever algo exige um raciocínio mais lógico da criança. Isso já ajuda a acalmá-la, pois ela vai precisar tirar o foco do que está sentindo. E descrever o monstro como algo concreto, é uma forma de falar sobre os seus medos e encará-los de outra forma.

 

Peça que ela lhe explique o problema depois de 2 minutos. Concentrar-se nos ponteiros do relógio é outra forma de ‘desviar’ um pouco a atenção da criança do que está sentindo, para que, passado o tempo determinado, ela consiga explicar com mais calma e clareza o que aconteceu ou o que a está afligindo.

 

Diga a ela que às vezes você também tem medo. É importante que a criança saiba que é normal ter medo, fica preocupada ou ansiosa, pelo motivo que for. Deixe-a segura, mostrando que ela não está sozinha nesses sentimentos e compartilhe com ela o que você faz para combater esses momentos ruins.

 

 

Fonte: Incrível Club

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *