Blog :: Xalingo

Guia de etiqueta na hora da visita ao recém-nascido

Quando alguém da família ou uma amiga próxima fica grávida a gente quer acompanhar de pertinho toda a gestação e dividir com ela todos os momentos mágicos dessa fase única na vida da família.

Porém, algumas pessoas, quando recebem a notícia do nascimento da criança, esquecem de tudo e partem rumo à maternidade para conhecer essa pessoinha que acabou de nascer. Claro que a chegada de uma criança é sempre motivo para celebrarmos, mas é preciso estar atento e ter um pouco de calma nesse momento, afinal, uma nova família está se formando e nós precisamos conhecer e respeitar as mudanças.

Para evitar gafes, confira as dicas abaixo antes de visitar um recém-nascido. Elas foram elaboradas na base da opinião de quem mais entende do assunto: as mães. A enquete foi feita pelo Facebook da Revista Crescer.

Onde visitar: no hospital, na maternidade ou em casa?
Algumas mães preferem que a primeira visita seja feita no hospital com o suporte de médicos e enfermeiros. Outras,  acham os primeiros dias muito cedo, porque ainda estão conhecendo o bebê e preferem reservar esse momento íntimo apenas para a família. Para saber qual é o caso, não tem segredo: é preciso perguntar. Se o pai ou a mãe pedirem para que você espere mais algum tempo, não fique chateado. Respeite a decisão e visite-os no momento combinado.

Ligue antes. Sempre.
Visitas surpresas nem sempre são agradáveis. Com um recém-nascido em casa, então, pior ainda. Ligue antes de aparecer e combine com a família o melhor horário.

Coma antes de chegar e evite ir em horários de refeições
Quando nasce um bebê, a rotina da família se altera de tal forma que fazer uma refeição completa representa quase um milagre. Então, evite combinar visitas em horário de almoço ou jantar. Mesmo que você deixe claro que não espera que os anfitriões sirvam nada, eles podem se sentir frustrados por não conseguirem oferecer algo.

Não leve crianças
Se você tiver outra opção, não leve crianças para visitar o recém-nascido. Isso porque os pequenos podem fazer muito barulho ou querer pegar o bebê e beijá-lo sem parar, deixando os novos pais em desespero e você em uma situação constrangedora.

Não vá se estiver doente
Esse tópico dispensa explicações, mas, mesmo assim, é bom lembrar. O sistema imunológico do bebê ainda não está completamente desenvolvido e ele ainda não tomou todas as vacinas necessárias. Melhor se recuperar totalmente antes de conhecer o recém-nascido.

Não fume e não use perfumes
O olfato do bebê é muito sensível. Sem falar na possibilidade de ele ter uma série de alergias ou restrições, que ainda não foram diagnosticadas. Por isso, é de bom tom evitar expor a criança a cheios desnecessários.

Mother holding baby (0-1 month)

Higiene reforçada
Lave as mãos antes de pegar no bebê. A mãe irá agradecer e você se sentirá mais protegida sabendo que não vai passar bactérias para o bebê.

Visitas rápidas
Visitar um recém-nascido significa, sim, que você se importa com ele, com a mãe e com o pai. A visita deve ser de médico, rápida e sem atrapalhar a rotina da família. A não ser, é claro, que eles peçam para você ficar – e aí, cabe a você a sensibilidade de interpretar se o pedido é real ou se foi feito apenas por educação.

Não peça para a mãe acordar o bebê
Sono de recém-nascido é sagrado. Por isso, se bem na sua hora de fazer a visita a criança estiver dormindo, nem cogite a possibilidade de pedir aos pais que o acordem.

Não pegue na mão do bebê, não beije e nem pegue no colo, caso a mãe não queira
Pelas nossas mãos passam vários objetos ao longo do dia e eles são fontes de vírus e bactérias. E bebês vivem colocando as mãos na boca. Então, evite pegar nos dedinhos do pequeno e também não o beije. Pegar no colo, só se a mãe oferecer.

Mão na massa
Se você for minimamente íntimo do casal, não pense duas vezes antes de arregaçar as mangas. Faça o que puder para ajudá-los em casa. Lavar uma louça, passar uma vassoura no chão, estender a roupa que está dentro da máquina há um tempão ou até deixar uma comidinha pronta são tarefas simples e que se acumulam, por conta das novas demandas da família.

Segure os conselhos e palpites
Tudo o que uma nova mãe não precisa é de palpites. Nunca. Nem mesmo quando seu filho for mais velho. Mas, principalmente, nessas primeiras semanas, quando ela ainda está se adaptando ao novo papel, conselhos inconvenientes podem deixá-la irritada, insegura, triste…

Não tire fotos, se a mãe não permitir
Somente tire fotos se a família permitir. Ainda assim, evite o uso de flashes, que podem incomodar o bebê.

Não é festa, a não ser que a mãe queira
Se ao chegar na casa da nova família, você perceber que eles já estão com outras visitas, veja se não é melhor voltar outro dia. Muita gente conversando ao mesmo tempo pode deixar o bebê – e consequentemente seus pais – estressados.

Hora de amamentar = hora de ir embora
Fique esperto. Se perceber que o bebê está reclamando e que pode ser fome, esse pode ser um sinal de que é momento de se despedir. Algumas mulheres se sentem constrangidas e preferem amamentar o bebê sozinhas, de maneira reservada.

Fonte: Revista Crescer

1 comentárioDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *