Blog :: Xalingo

Ele não quer comer… E agora?

Os pais sofrem com a alimentação dos filhos. Nós sabemos que os pequenos reclamam, e muito, em comer qualquer alimento que tenha cor verde, amarelo ou laranja. Aí você insiste, perde a paciência e acaba forçando a criança a experimentar. Mas será que esse tipo de saída faz realmente efeito no futuro alimentar de seu filho?

Um estudo feito pelo departamento de psicologia da PUCRS revelou que 96% dos pais davam ordens para conduzir a alimentação, o que favorecia o comportamento de oposição dos pequenos. “Se os pais forçam ou impõem algum alimento, a criança começa a associar àquele momento com pressão e aquela comida pode ficar para sempre marcada como uma coisa ruim”, explica a nutricionista Ligia dos Santos, do Hospital São Camilo, de São Paulo.

117148441

Confira as frases mais usadas pelos pais na mesa durante as refeições com os filhos e entenda que elas nem sempre são a melhor forma de lidar com a situação:

“Você só vai sair da mesa se comer tudo o que está no prato”
Fique atento na quantidade de comida que você está oferecendo à criança. Muitas vezes os pais colocam no prato muito mais do que o necessário para as necessidades do pequeno. Lembre-se de que as necessidades calóricas das crianças são menores do que a nossa. O ideal é sempre confiar na criança quando disser que está satisfeita, sem forçar ou empurrar mais comida.

“Coma as verduras ou não nada de sobremesa…”
Esse tipo de chantagem não é legal pelo simples fato de que alimentação não pode ser vista como recompensa ou punição. Ela não pode pensar que precisa passar pelo fardo de se comportar ou de comer alface só para ganhar a guloseima, que vai ser sempre vista como recompensa. Pode funcionar na hora, mas será danosa para o desenvolvimento alimentar da criança.

“Seu irmão (ou primo, amigo, vizinho…) está comendo direitinho. Você devia aprender com ele”
Muitas pesquisas já mostraram que as crianças regulam certas atitudes com base no comportamento de semelhantes. Se o amigo come muita verdura, ele está vendo e pode ser até que faça algo parecido, mas você não precisa pontuar essas diferenças. Vale lembrar também que os pais são o primeiro exemplo, e não adianta nada você pedir pro pequeno comer verduras e legumes se você não fizer o mesmo.

“Olha o aviãozinho”
Essa frase é tão exaustivamente usada que se tornou um clichê para a hora da alimentação infantil. No entanto, ela carrega um problema sério. Ao transformar a hora da refeição em uma brincadeira, a criança deixa de prestar atenção no alimento para focar na gracinha. É importante que a criança aprenda que a alimentação é importante e pode ser muito prazeroso.

1 comentárioDeixe um comentário

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *