Blog :: Xalingo

Cuidando do tempo com os filhos

Cada ano que passa, as crianças crescem e o nível de diversão entre pais e filhos aumenta exponencialmente. São novas oportunidades de diversão que surgem, assim como de integração familiar. As crianças aprendem a se comunicar melhor, podem opinar, pedir….

No entanto, muitas vezes pais e filhos não conseguem fazer todas as atividades familiares da melhor forma possível. Simplesmente, elas não são maravilhosas como quando são imaginadas. Por que isso acontece?

Porque, apesar de idealizada, a atividade em família não foi programada. É importante estabelecer metas, programar, pensar a médio prazo sobre como a atividade proposta vai ocorrer e que consequências terá.

Pais de meninos podem imaginar que ter os pequenos em uma escolinha de futebol seja uma grande ideia. Entretanto, é preciso pensar à frente: vocês terão tempo para se dedicar e acompanhar essa atividade? Haverá recursos para custear mensalidade, possíveis viagens, participação em campeonatos? É neste tipo de atividade que você quer investir tempo e dinheiro? A mesma reflexão deve ser feita quando a menina pode ser inscrita em um curso de dança, por exemplo.

Antes de encher a agenda das crianças com atividades, é preciso pensar desta forma: avaliar a longo prazo, ver o real interesse dos pequenos no curso proposto, conferir a disponibilidade de tempo para acompanhar…. A infância passa mais rápido do que percebemos. Por isso, quanto mais tempo os pais puderem aproveitar com os pequenos, melhor para todos!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *