Blog :: Xalingo

Calendário da gravidez – organizando sua vida e a chegada do bebê

Engravidar é uma grande alegria, mas junto com ela vêm as dúvidas, especialmente quando se é mãe pela primeira vez. Pensando nisso, a blogueira Marina, do Ask Mi, bolou um cronograma para que essas novas mamães possam se programar e curtir esse momento bacana sem estresse e com tranqüilidade. Vamos compartilhar algumas dessas dicas com vocês!

Completando o 3º mês: é a fase das descobertas, das perguntas, dúvidas. Aconselha-se a ir pensando no quartinho, colecionando idéias de como será, caso seja uma menininha ou um menininho, as cores que você mais gosta, o estilo do berço e dos móveis (clássico, moderno).

É uma fase que você deve perguntar todas as suas dúvidas para seu médico. Uma dica legal é ir anotando todas as vezes que te surgir alguma para que, no dia da consulta, você não se esqueça de nada.

Pegue dicas com outras mães ou em sites e blogs especializados sobre enxoval. Deixe sua lista pronta! Vá pesquisando marcas, modelos de carrinho, lojas, etc.

Leia, compre revistas sobre gestação, bebês, pesquise na internet, aproveite muito este início.

Do 3º ao 6º mês: Se você for contratar uma pessoa para te ajudar com o bebê, este é o momento de ir atrás, pois está difícil encontrar boas profissionais disponíveis.

Aproveite esse tempo para praticar uma atividade física, ler livros sobre a gravidez, consultar uma nutricionista e dormir bem.

Também é uma época legal para pensar nas roupinhas da maternidade. Recomendo no mínimo 4 e no máximo 6, mais que isso você vai se arrepender. Se você for mandar fazer as roupas, peça sempre que o prazo da entrega seja um mês antes da data prevista para o nascimento, evitando assim maiores surpresas.

Essa é a fase ideal para você organizar o Chá de Bebê, como sugerimos aqui.

7º mês: Quartinho do baby pronto? Não? Os primeiros filhos têm uma tendência a adiantar o nascimento, então tente deixar tudo pronto antes de entrar no nono mês para evitar qualquer tipo de dor de cabeça.

Nesta fase, se for o caso, vale a pena decidir os docinhos, lembrancinhas e guloseimas da maternidade. Porém, não é legal quem deixa o quarto do hospital ou maternidade como se fosse uma festa. Aqui a premissa do pouco e bom deve prevalecer. Além do mais, deve-se pensar na calma e tranqüilidade que você e o bebê precisarão ter.

Nessa fase já é bom estar com o enxoval pronto. Comece a organizar também a mala que vai levar pra maternidade, como sugerimos aqui.

Caso você tenha plano de saúde, é a hora de você, juntamente com a secretária do seu médico ou o próprio, entrar em contato para obter todas as informações necessárias. Isso é muito importante!

8º a 9º mês: Você vai estar um pouco indisposta, pois nesta fase o cansaço começa a ser grande, além de possíveis incômodos, como dores na costa… Aproveite para relaxar, dormir, assistir DVD´S, ler…

Aqui, também é válido marcar uma consulta com o (a) futuro pediatra do seu baby. Aproveite para fazer um álbum contendo fotos da sua gravidez e dos ultrassons que você colecionou neste período!

Neste período, a maior dica é consultar uma enfermeira especializada em amamentação (tem dica aqui). Não fiz nenhum tipo de curso, mas fiz uma “aulinha” em casa sobre este tema, pois eu tinha muitas dúvidas.

É bom lavar as roupinhas e organizá-las no armário uns 15 dias antes da suposta data do parto. Não se esqueça de deixar os armários e janelas sempre fechados para não acumular poeira.

Pense no assunto se você irá filmar ou fotografar o parto. Alguns hospitais ou maternidades só aceitam os profissionais que possuem cadastros com eles. Também acho legal ir visitar os hospital e maternidades que você goste, caso esteja na dúvida em qual escolher. Isso é muito pessoal!

Deixe a malinha da maternidade e o quartinho sempre prontos a partir da 37ª semana, isso vai ter dar mais segurança, pois nunca sabemos o que pode acontecer.

Depois disso, é só curtir o momento com tranquilidade e aproveitar ao máximo o seu bebê!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *