Blog :: Xalingo

Banho pode ser sinônimo de diversão

Mais do que deixar a criança limpinha, a hora do banho pode ser mais um momento de alegria e integração entre mãe e filho. Independente da idade da criança, este contato é importante, ainda mais se sobrar um tempo para brincar na água. Brincadeiras colaboram com o desenvolvimento psicomotor da criança, além de divertir.

Há brinquedos próprios para banho. Entre eles, destacam-se os de borracha, que podem ser mordidos, e os de cores mais vivas, que despertam a atenção. Um exemplo é o rebocador de navios da Xalingo, que agrada tanto aos pequenos bebês quanto crianças maiores. Na hora da brincadeira, divirta-se ensinando seu pequeno a afundar o brinquedo, jogar para cima e para você. Mas também vale a criatividade: a própria água e a espuma ajudam a começar a brincadeira. Crianças divertem-se batendo na água, fazendo barulho e sentindo os respingos. Outra opção são esponjas coloridas, que podem ser manuseadas pela criança ou usadas para fazer um carinho especial nos filhos.

Para os maiores, bichinhos e bonecos de borracha ajudam também a estimular a criatividade, pois podem ser usados para contar historinhas divertidas. Se o banho é no chuveiro, a mangueira também pode ser usada nas brincadeiras: contar com duas fontes de água aumenta a diversão.
É importante que o banho não se torne um momento só da mãe com a criança; o pai e irmãos mais velhos também podem fazer parte da atividade diária. Que tal cada dia um dar o banho enquanto o outro brinca de distrai a criança? A participação de todos no desenvolvimento da criança é fundamental e muito saudável. Vocês podem também escolher uma música infantil e cantar em grupo, estimulando a audição e a fala da criança.

Independente da idade da criança e do local do banho (que pode ser a banheira ou o chuveiro), toda atenção é necessária. Mesmo que não seja mais preciso segurar a criança, fique sempre por perto, pois ela pode se empolgar na brincadeira e escorregar. Também deve-se cuidar para não deixar água com sabão entrar nos olhinhos.

            

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *