Blog :: Xalingo

Prefira alimentos caseiros

Embora muitos produtos industrializados (destinados a crianças ou não) digam que não possuem conservantes, a maioria deles contém em si grandes quantidades de açúcares, sódios, corantes, aromatizantes e outros químicos que não são ideais para a saúde, ainda mais de quem ainda está em fase de desenvolvimento. O excesso de alimentos com química pode prejudicar o sistema imunológico, desenvolver alergias, desequilibrar os hormônios, causar hiperatividade e até influenciar no crescimento. De acordo com o jornal britânico Telegraph, alimentar os bebês com papinhas industrializadas pode aumentar a sua exposição ao arsênico 50 vezes! Além de saber direitinho o que vai na composição, a papinha feita em casa é mais nutritiva, mais gostosa, não exige grandes conhecimentos de culinária e é mais econômica.

Por essa série de motivos, nossa dica é sempre dar preferência a alimentos feitos em casa! Embora as papinhas industrializadas sejam muito mais práticas para a correria que vivemos, um pequeno esforço pela saúde dos nossos pequenos vale a pena! Que tal tirar um tempo do domingo para fazer as papinhas caseiras em maior quantidade e congela-las em pequenos potinhos de vidro? Ou ainda em forminhas de gelo… Ao longo da semana, você terá a mesma praticidade das papinhas industrializadas!

A seguir damos algumas receitinhas para ajudar você!

A receita básica, para você variar como quiser:

Ingredientes:

1 legume/raíz (escolha entre a sua preferência e disponibilidade: cenoura, mandioquinha, beterraba, batata-doce ou abóbora)

1 colher de sopa de bife de fígado

1 colher de sopa de caldo de carne caseiro

1 colher de sopa de manteiga

Modo de Preparo:

Cozinhe no vapor o legume/raíz escolhido e o fígado até que estejam bem macios.

Leve ao processador/liquidificador e junte o caldo de carne e a manteiga.

Bata bem até virar um creme.

Ofereça morninho ao seu bebê, numa temperatura próxima à que ele está acostumado a tomar o leite

Papinha de abóbora:

Ingredientes:

1 colher de sopa de purê simples de abóbora

caldo de frango caipira (opcional)

1 colher de sopa de óleo de coco extra-virgem (caso você não encontre, cozinhe as abóboras em leite de coco, que em termos de sabor deve dar um efeito bem parecido)

1 colher de sopa de iogurte natural integral

Modo de Preparo:

É fácil demais, basta você misturar bem os 3 ingredientes e oferecer ao bebê, mas o grande segredo é como preparar o purê de abóboras.

Cozinhe uma boa quantidade de abóboras em cubos (use o tipo de abóbora que achar mais bonita e fresca na feira ou mercado) em caldo de frango caipira ou água e uma pitada de sal – o ideal é cozinhar no caldo de frango caseiro, que deixa o purê muito mais saboroso e nutritivo.

Cozinhe até a abóbora ficar bem molinha, se desmanchando, e a água ou caldo praticamente secar e o purê ficar cremoso e nada aguado.

Para cada xícara de purê de abóboras acrescente 2 colheres de sopa de manteiga. Para servir como acompanhamento, acerte o sal, acrescente um pouco de noz moscada e pimenta.

Para a papinha do bebê é só misturar com iogurte e óleo de coco nas quantidades citadas acima e servir, morninho.

Papinha de maçã com canela:

Ingredientes:

1 maçã pequena (de preferência orgânica)

1 colher de chá de manteiga

1 colher de chá de óleo de coco extra-virgem

3 colheres de sopa de água filtrada

1 pitada generosa de canela em pó

1/4 a 1/3 de xícara de iogurte natural integral

Modo de Preparo:

Rale a maçã no ralo grosso (se estiver usando uma maçã orgânica, rale com casca e tudo) e leve a uma panelinha (se tiver uma pequena de ferro, perfeito!) com a manteiga, o óleo de coco e a água.

Em fogo baixo, vá mexendo até a maçã começar a amolecer.

Adicione a canela em pó e continue mexendo até o líquido que se formou começar a secar e a mistura fique bem molinha, quase pastosa.

Desligue o fogo, junte o iogurte, mexa bem e sirva imediatamente.

Como o iogurte é adicionado ao final, geladinho, a combinação do muito quente com o gelado deixa a papinha numa temperatura ideal para ser servida logo, imediatamente eu diria.

Fonte: Crianças na Cozinha, de Pat Feldman.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *